Policy mix e governança multinível em políticas de desenvolvimento regional no Nordeste: o caso do setor automotivo em Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v25i3.15265

Palavras-chave:

Policy mix. Governança multinível. Desenvolvimento regional. Setor automotivo. Nordeste.

Resumo

Ao logo dos últimos anos, as políticas de planejamento e desenvolvimento regional têm procurado, dentre outros aspectos, fomentar e modernizar a estrutura produtiva, os fatores de produção e as atividades econômicas desigualmente distribuídas em diferentes escalas espaciais. Para tanto, políticas de desenvolvimento regional estão presentes nas agendas dos distintos níveis governamentais. A formulação e implementação destas políticas podem resultar em interações de políticas complementares, sobrepostas ou neutras. Isso aponta para a existência de um conjunto de interações complexas que envolvem tanto diferentes atores quanto fatores técnicos, políticos, econômicos e sociais. Nesse sentido, a implantação do Polo Automotivo da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no Nordeste configura-se como um caso emblemático de elevados investimentos e representativo para observar a complexidade de políticas e a interação de atores em múltiplas escalas espaciais. Considerando estes elementos, questiona-se sobre qual a rede de políticas que contribuiu para a implantação do Polo Automotivo da FCA no Nordeste? Para contemplar a questão levantada, apresenta-se uma discussão das racionalidades, domínios, instrumentos e atores que contribuíram para a conformação da montadora de veículos no munícipio de Goiana, região da mata norte do Estado de Pernambuco. A abordagem metodológica parte da perspectiva de avaliação de políticas públicas, combinando as dimensões de policy mix e de governança multinível. Os principais achados indicam para: i) aspectos de complementariedade em políticas de incentivo a inovação, infraestrutura e logística nos governos federal e estadual; ii) complementariedade em políticas de qualificação profissional; iii) concentração de políticas de financiamento em nível federal; e iv) sobreposição de políticas fiscais adotadas nos três níveis de governo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Bagattolli, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professora adjunta do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do GAPI - Grupo de Análise de Políticas de Inovação (DPCT/IGE/UNICAMP) e do Grupo Tecnologias Emergentes, Sociedade e Desenvolvimento (UFPR), tem-se dedicado à analise de políticas públicas, com ênfase na Politica Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, ao estudo do comportamento inovativo por parte do empresariado brasileiro e ao campo da Tecnologia Social.

Almir Cléydison Joaquim da Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre e doutorando em Estado, Economia e Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com linha de pesquisa em Tecnologia, Regulação e Sociedade. Desenvolve pesquisas nas áreas de planejamento urbano e desenvolvimento regional, desenvolvimento econômico, análise de políticas públicas e política industrial.

Referências

AD GOIANA. Agência Municipal de Desenvolvimento de Goiana-PE. Incentivos: incentivos. Goiana: AD Goiana, 2020. Disponível em: <http://adgoiana.pe.gov.br/?page_id=89>. Acesso em: 10 abr. 2020.

ALMEIDA, A. Superando o caos: Legislativos como sistemas complexos adaptativos. In: FURTADO, B. A.; SAKOWSKI, P. A. M.; TÓVOLLI, M. H. (ed.). Modelagem de sistemas complexos para políticas públicas. Brasília: IPEA, 2015, p. 375-401.

ALVES, A.; ROCHA NETO, J. M. da. A nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR II: entre a perspectiva de inovação e a persistência de desafios. Revista Política e Planejamento Regional, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 311-338, jul./dez. 2014.

ANTONIOU, P.; PITSILLIDES, A. Understanding complex systems: a communication networks perspective. Technical Report TR-07-01 Department of Computer Science Univeristy of Cyprus, February 2007.

BNB. Banco do Nordeste do Brasil. FNE: Desembolsos de operações de crédito por unidade federativa e desembolsos ocorridos de 2010 a 2016 em Pernambuco. Fortaleza: BNB, 2017 (informações solicitadas por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão – E-SIC).

BNDES. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Operações não automáticas de financiamento contratadas com o Sistema BNDES e desembolsos para o setor automotivo no Estado de Pernambuco. BNDES.gov, 2017. Disponível em: <https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/transparencia/centraldedownloads>. Acesso em: 16 dez. 2017.

BNDES. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Relatório Anual BNDES, 2011. Rio de Janeiro: BNDES, 2012.

FCA. Fiat Chrysler Automobiles. Planta: o polo automotivo. Goiana: FCA, 2018. Disponível em: <https://www.fcagroup.com/plants/pt-BR/Pernambuco/the_plant/Pages/default.aspx>. Acesso em: 19 jan. 2018.

FECOMÉRCIO PE; SEBRAE PE. Perfil socioeconômico do território. In: FECOMÉRCIO PE; SEBRAE PE. Perspectivas de desenvolvimento e oportunidades do setor terciário para o polo de desenvolvimento de Goiana. Recife: Fecomércio PE, 2015. p. 1-70.

FLANAGAN, K.; UYARRA, E.; LARANJA, M. The ‘policy mix’ for innovation: rethinking innovation policy in a multi-level, multi-actor context. Research Policy, v. 40, n. 5, p. 702-713, 2011.

FURTADO, B. A.; SAKOWSKI, P. A. M.; TÓVOLLI, M. H. Abordagens de sistemas complexos para políticas públicas. In: FURTADO, B. A.; SAKOWSKI, P. A. M.; TÓVOLLI, M. H. (ed.). Modelagem de sistemas complexos para políticas públicas. Brasília: IPEA, 2015, p. 21-41.

HEMOBRÁS. Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia. A empresa. Disponível em: <http://www.hemobras.gov.br/Section.aspx?TopFolderPath=RootContentsWebsiteNos%20somos%20a%20Hemobras&SelectedSubFolderId=741>. Acesso em: 22 jan. 2018.

KNOEPFEL, P. et al. Policy resources. In: KNOEPFEL, Peter et al. Public Policy Analysis. Bristol (Great Britain): The Policy Press, 2007. p. 63-89.

LANGLOIS, R. Modularity in technology and organization. Journal of Economic Behaviour & Organization, 2002, vol. 49, p. 19-37.

MAGRO, E.; WILSON, J. Complex innovation policy systems: towards an evaluation mix. Research Policy, 42, 2013, p. 1647-1656.

MATTOS, C. Análise do Plano Brasil Maior. Brasília, Nota técnica da Câmara dos Deputados, 2013.

MATTOS, F. A. M.; MARTIGNONI, E. M. Novas tendências do desenvolvimento econômico do Nordeste. Revista Econômica do Nordeste, v. 43, n. 2, p. 221-250, 2012.

MDIC. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Inovar-Auto. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/index.php/competitividade-industrial/setor-automotivo/inovar-auto>. Acesso em: 14 jan. 2018.

MEULEMAN, L. Theoretical framework. In: Public management and the metagovernance of hierarchies, networks and markets. The Hague: Physica-Verlag, 2008, p. 9-86.

MIGUEL, P. A. C.; NETTO, O. C.; MORIOKA, S. Uma investigação sobre a adoção da modularidade no projeto de novos produtos e na produção em uma montadora automotiva. Produto & Produção, v. 10, n. 3, p. 07-18, 2009.

PELAEZ, V. M. et al. A (des)coordenação de políticas para a indústria de agrotóxicos no Brasil. Rev. Bras. Inov., Campinas (SP), 14, n. esp., p. 153-178, julho 2015.

PERNAMBUCO. Lei nº 13.484, de 29 de junho de 2008. Institui o Programa de Desenvolvimento do Setor Automotivo do Estado de Pernambuco. Diário Oficial do Estado de Pernambuco – Poder Executivo. Recife, PE, 29 jun. 2008. Disponível em: <http://200.238.105.211/cadernos/2008/20080630/1-PoderExecutivo/PoderExecutivo(20080630).pdf>. Acesso em: 16 jan. 2018.

RHODES, R.A.W. Policy network analysis. In: Moran, M.; Rein, M.; Goodin, R. (Eds.) The Oxford Handbook of Public Policy. Oxford: Oxford U.P., 2006, p.425-447.

SILVA, A. C. J. da. Fomento ao desenvolvimento regional em um país de industrialização tardia: o polo automotivo da FCA no Nordeste brasileiro. 2018. 179 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

STURGEON, T. Modular production networks: a new American model of industrial organization. Industrial and Corporate Change, 2002, vol. 11, n. 3, p. 451-496.

SUDENE. Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste. Fundo de Desenvolvimento do Nordeste: histórico de liberações para a Fiat Chrysler Automóveis Brasil LTDA –2013 a 2017. Recife: SUDENE, 2017 (informações solicitadas por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão – E-SIC).

VĪTOLA, A. Innovation policy mix in a multi-level context: The case of the Baltic Sea Region countries. Science and Public Policy, v. 42, n. 3, p. 401-414, 2015.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Como Citar

Bagattolli, C., & Silva, A. C. J. da. (2020). Policy mix e governança multinível em políticas de desenvolvimento regional no Nordeste: o caso do setor automotivo em Pernambuco. Redes, 25(3), 1212-1232. https://doi.org/10.17058/redes.v25i3.15265

Edição

Seção

Governança Territorial e Desenvolvimento Regional: Tipologias, Processos e Repercussões nos territórios