Juventude rural: desafios e possibilidades de reprodução social da agricultura familiar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v27i1.15425

Palavras-chave:

Jovens rurais, Agricultura familiar, Reprodução social, Projetos de futuro

Resumo

A juventude rural vem ganhando espaço no contexto dos debates sobre a dinâmica da reprodução e fortalecimento da agricultura familiar, bem como dos desafios entre ficar ou sair do meio rural, o que implica pensar nas relações entre urbano e rural, entre formação educacional e perspectivas de futuro dos jovens filhos de agricultores familiares. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar as estratégias de jovens rurais que cursam o ensino técnico em agropecuária do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Concórdia, para a reprodução social da agricultura familiar. A metodologia adotada para o levantamento dos dados foi orientada pela pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com vinte e sete estudantes, sendo dez moças e dezessete rapazes. De acordo com os resultados apurados, pode ser aferido que a escolha de alguns jovens pelo curso técnico em agropecuária se configura como uma estratégia de reprodução da agricultura familiar, seja para aplicar os conhecimentos adquiridos na unidade rural, seja para dar continuidade aos estudos para acesso ao ensino superior, integrando a atividade rural com outra profissão. Já aqueles que querem sair do meio rural afirmam que no futuro buscarão cursos para a ascensão profissional no meio urbano. De modo geral, pode-se dizer que os projetos de futuro desses(as) jovens são resultantes das condições materiais e socioculturais das famílias, que implicam posições e papéis diferenciados desempenhados por eles no interior das unidades produtivas rurais. Todos(as) os(as) entrevistados(as) identificaram que o curso técnico em agropecuária possibilita a reprodução da agricultura familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Tonezer, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutora em Desenvolvimento Rural como Bolsista Capes pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pgdr/Ufrgs, Doutorado Sanduíche como Bolsista cnpq na Universidade do Algarve (Portugal), Mestre em Desenvolvimento Rural como Bolsista CNPQ pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul pgdr/ufrgs e Bacharel em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul uergs. Atuou como Gestora Executiva do Arranjo Produtivo Local aplw das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari. É professora Titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó e Coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unochapecó. Atua principalmente nos temas referente ao desenvolvimento rural, sustentabilidade, sistemas agroalimentares alternativos e velhices rurais.

Hieda Maria Pagliosa Corona, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Utfpr)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1981), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (1999), doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2006), pós-doutorado em Desenvolvimento socioambiental pelo Ladyss/Paris X (2012) e pós-doutorado em Desenvolvimento rural pelo PGDR/UFRGS (2013). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Editora adjunta da Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPR. Lidera o grupo de pesquisa CEPAD/UTFPR - Centro de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia ambiental, sociologia rural, agricultura familiar, desenvolvimento socioambiental, interdisciplinaridade.

Eliziane Raquel Rauch Ceratti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Bacharel em Serviço Social pela Fundação Educacional Machado de Assis (2013). Pós-graduada com Especialização em Práticas Pedagógicas para o Ensino Básico Anos Finais e Médio pela Fundação Educacional Machado de Assis (2016). Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais (Unochapecó). Atualmente é ocupante do cargo efetivo de Assistente Social do Instituto Federal Catarinense - Ifc, lotada no Campus Concórdia.

Publicado

2022-03-23

Como Citar

Tonezer, C., Corona, H. M. P., & Ceratti, E. R. R. (2022). Juventude rural: desafios e possibilidades de reprodução social da agricultura familiar. Redes, 27(1). https://doi.org/10.17058/redes.v27i1.15425

Edição

Seção

Artigos