Juventude rural: desafios e possibilidades de reprodução social da agricultura familiar
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v27i1.15425Palavras-chave:
Jovens rurais, Agricultura familiar, Reprodução social, Projetos de futuroResumo
A juventude rural vem ganhando espaço no contexto dos debates sobre a dinâmica da reprodução e fortalecimento da agricultura familiar, bem como dos desafios entre ficar ou sair do meio rural, o que implica pensar nas relações entre urbano e rural, entre formação educacional e perspectivas de futuro dos jovens filhos de agricultores familiares. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar as estratégias de jovens rurais que cursam o ensino técnico em agropecuária do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Concórdia, para a reprodução social da agricultura familiar. A metodologia adotada para o levantamento dos dados foi orientada pela pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com vinte e sete estudantes, sendo dez moças e dezessete rapazes. De acordo com os resultados apurados, pode ser aferido que a escolha de alguns jovens pelo curso técnico em agropecuária se configura como uma estratégia de reprodução da agricultura familiar, seja para aplicar os conhecimentos adquiridos na unidade rural, seja para dar continuidade aos estudos para acesso ao ensino superior, integrando a atividade rural com outra profissão. Já aqueles que querem sair do meio rural afirmam que no futuro buscarão cursos para a ascensão profissional no meio urbano. De modo geral, pode-se dizer que os projetos de futuro desses(as) jovens são resultantes das condições materiais e socioculturais das famílias, que implicam posições e papéis diferenciados desempenhados por eles no interior das unidades produtivas rurais. Todos(as) os(as) entrevistados(as) identificaram que o curso técnico em agropecuária possibilita a reprodução da agricultura familiar.
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