A Estratégia de Intercooperação de Redes Empresariais: uma Análise dos Fatores Preditores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v28i1.17436

Palavras-chave:

Fatores Preditores, Intercooperação, Redes Empresariais, Relações Interorganizacionais

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar os fatores preditores na intenção de redes empresariais em adotar uma estratégia de crescimento através da intercooperação. A pesquisa adotou a abordagem quantitativa, por meio de uma survey com 156 associados de redes empresariais e analisou os dados por meio de regressão linear múltipla. A estratégia de intercooperação em redes empresariais emerge como estratégia de crescimento onde a complementariedade das redes auxilia a obtenção de objetivos comuns, além de manter as redes atrativas para seus participantes, bem como a novos associados. Estudos anteriores já identificaram benefícios da intercooperação, entretanto resta investigar os fatores antecedentes desta estratégia interorganizacional. Os resultados demonstram que os antecedentes da intercooperação se originam de motivações estratégicas, gerenciais, culturais e ambiental-institucional, sendo também o número de associados da rede fatores que influenciam decisões futuras de intercooperar. O estudo apresenta contribuições gerenciais e teóricas a respeito da identificação dos fatores propulsores e restritivos e suas dimensões, além do impacto destes na intenção das redes empresariais em adotar estratégias de crescimento por meio da intercooperação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACQUAAH, M. Corporate management, industry competition and the sustainability of firm abnormal profitability. Journal of Management and Governance, 7(1), 57-85, 2003.

BALESTRIN, A.; VARGAS, L. M. A dimensão estratégica das redes horizontais de PMEs: teorizações e evidências. Revista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 8, ed. esp. (2004), p. 203-227, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000500011.

BALESTRIN, A.; VARGAS, L. M.; FAYARD, P. Knowledge creation in small‐firm network. Journal of knowledge management. 2008.

BALESTRIN, A., VERSCHOORE, J. R., JUNIOR, E. R. O campo de estudo sobre redes de cooperação interorganizacional no Brasil. Revista de Administração Contemporânea, 14(3), 458-477, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552010000300005

BALESTRIN, A.; VERSCHOORE, J. Redes de Cooperação Empresarial: Estratégias de Gestão na Nova Economia. Bookman editora, 2016.

BARCELLOS, P.; BORELLA, M.; PERETTI, J.; GALELLI, A. Insucesso em redes de cooperação: estudo multicasos. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, 11(4), 49-57, 2012.

BORGES, G. M.; DOMINGUES, C. R. Estratégias de crescimento de cooperativas agrícolas e agropecuárias: estudo de casos comparados da região do Triângulo Mineiro/MG E Dos Campos Gerais/PR. Organizações Rurais e Agroindustriais/Rural and Agro-Industrial Organizations, 19(1511-2017-2913), 8-22, 2017. DOI: https://doi.org/10.21714/2238-68902017v19n1p008.

BORTOLASO, I.; VERSCHOORE, J. R.; ANTUNES J. J. A. V. Estratégias Cooperativas: avaliando a gestão da estratégia em redes de pequenas e médias empresas. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 14(45), 419-437, 2012. https://doi.org/10.7819/rbgn.v14i45.1286.

BRAGA, M. J. Networks, strategic alliances and cooperation: the case of production chain of beef meat. Revista Brasileira de Zootecnia, 39(Supplement), 11-16, 2010. https://doi.org/10.1590/S1516-35982010001300002.

BRETOS, I.; MARCUELLO, C. Revisiting globalization challenges and opportunities in the development of cooperatives. Annals of Public and Cooperative Economics, 88(1), 47-73, 2017. https://doi.org/10.1111/apce.12145

BRITTO, J. C.; MAZZARINO, J. M.; BARDEN, J. E. A concepção da estratégia da cooperativa vinícola Garibaldi a partir de valores organizacionais e princípios cooperativos. Revista Estudo & Debate, 23(1), 2016.

BÜSCHGENS, T.; BAUSCH, A.; BALKIN, D. B. Organizational culture and innovation: A meta‐analytic review. Journal of product innovation management, 30(4), 763-781, 2013. https://doi.org/10.1111/jpim.12021

CAPALDO, A. Network structure and innovation: The leveraging of a dual network as a distinctive relational capability. Strategic management journal, 28(6), 585-608, 2007. https://doi.org/10.1002/smj.621

CARDOSO, O. D. O. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. Revista de administração pública, 40(6), 1123-1144, 2006.

CARVALHO, J. F. D.; WEGNER, D.; BEGNIS, H. S. M.; ANTUNES J. A. V. A Cooperação Entre Redes De Pequenas Empresas: Antecedentes, Etapas E Resultados Da Estratégia De Intercooperação (The Cooperation Among Small-Firm Networks: Antecedents, Steps and Outcomes of the Intercooperation Strategy). Revista de empreendedorismo e gestão de pequenas empresas, 7(1), 35-70, 2018. DOI: https://doi.org/10.14211/regepe.v7i1.549

CENTENARO, A.; LAIMER, C. G. Relações de cooperação e a competitividade no setor supermercadista. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 19(63), 65-81, 2017. DOI: https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3070

CHENEY, G.; SANTA C. I.; PEREDO, A. M.; NAZARENO, E. Worker cooperatives as an organizational alternative: Challenges, achievements and promise in business governance and ownership. Organization, 21(5), 591-603, 2014. https://doi.org/10.1177/1350508414539784

CORREA, V. E. D. Cultura e identidade organizacional disserminadas pela comunicação dirigida: o caso redlar. UFRGS, 2009.

CROPPER, S.; EBERS, M.; HUXHAM, C.; RING, P. S. (Eds.). The Oxford handbook of inter-organizational relations. Oxford Handbooks, 2008.

DYER, J.H.; SINGH, H. The relational view: Cooperative strategy and sources of interorganizational competitive advantage. Academy of Management Review, v. 23, n. 4, p. 660-679, 1998. https://doi.org/10.5465/amr.1998.1255632

DYER, J.H.; SINGH, H.; HESTERLY, W.S. The relational view revisited: A dynamic perspective on value creation and value capture. Strategic Management Journal, v. 39, n. 12, p. 3140-3162, 2018. https://doi.org/10.1002/smj.2785

SILVA, T. N.; PEDROZO, E. Á.; FÁTIMA, B. E.; BEGNIS, H. S. M.; FARIA M. Â.; PASQUAL, C. A.; BARATA, T. S. Relações de cooperação e confiança entre organizações cooperativas promovendo capital social. Revista Administração em Diálogo-RAD, 6(1), 2004. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2017150349.

GASPAR, M. A.; BORGATO, F.; de LIMA, I. C. Estratégia de atuação em rede de negócios: estudo de caso no pequeno varejo de alimentos/Operation strategy in business network: Case study in small retail food. Revista da Micro e Pequena Empresa, 7(1), 3-16, 2013. https://doi.org/10.6034/539

GIBB, J.; SUNE, A.; ALBERS, S. Network learning: Episodes of interorganizational learning towards a collective performance goal. European Management Journal, 35(1), 15-25, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.emj.2016.09.001

Goes, M. C. de. Cooperativismo de crédito, intercooperação e performance econômica: O Sicredi (Brasil) (Dissertação de Mestrado, Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro – UTAD, Vila Real, Portugal), 2011.

GOPALAKRISHNAN, S.; ZHANG, H. Client dependence and vendor innovation: The moderating role of organizational culture. Industrial Marketing Management, 66, 80-89, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/J.INDMARMAN.2017.07.012 .

GRANDORI, A.; SODA, G. Inter-firm networks: antecedents, mechanisms and forms. ORGANIZATION STUDIES, 16(2), 183-214, 1995. https://doi.org/10.1177/017084069501600201.

GROß, W. Strategische Entwicklungsrichtungen für erbundgruppen des Handels. Dr. Wieselhuber & Partner GmbH (Hrsg.) Erfolg im Handel: Praxis des Kooperationsmanagements. Frankfurt am Mai: Deutscher Fachverlag, 47-49, 2003.

GULATI, R.; NOHRIA, N.; ZAHEER, A. Strategic networks. Strategic management journal, 21(3), 203-215, 2000.

HAIR, J. F., et al. Análise multivariada de dados. 2005.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. TupyKurumin. 2006.

HÅKANSSON, H.; SNEHOTA, I. (Eds.). No business is an island: Making sense of the interactive business world. Emerald Group Publishing, 2017.

HUXHAM, C.; VANGEN, S.; HUXHAM, C.; EDEN, C. The challenge of collaborative governance. Public Management an International Journal of Research and Theory, 2(3), 337-358, 2000. https://doi.org/10.1080/14719030000000021.

JESUS, C.; FRANCO, M. Cooperation networks in tourism: A study of hotels and rural tourism establishments in an inland region of Portugal. Journal of Hospitality and Tourism Management, 29, 165-175, 2016. https://doi.org/10.1016/j.jhtm.2016.07.005

KENIS, P.; KNOKE, D. How organizational field networks shape interorganizational tie-formation rates. Academy of management review, 27(2), 275-293, 2002.

KLEIN, L. L.; PEREIRA, B. A. D. Contribuições para a gestão de redes interorganizacionais: fatores determinantes para a saída de empresas parceiras. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), 20(2), 305-340, 2014. https://doi.org/10.1590/1413-2311068201239395.

LARENTIS, F.; ANTONELLO, C. S.; SLONGO, L. A. Cultura organizacional e marketing de relacionamento: uma perspectiva interorganizacional. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 20(1), 37-56, 2018. DOI: https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i1.3688

LATORRE, M. P.; HERMOSO, R.; RUBIO, M. A. A novel network-based analysis to measure efficiency in science and technology parks: the ISA framework approach. The Journal of Technology Transfer, 42(6), 1255-1275, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s10961-017-9585-9.

LEE, S. J.; KIM, J.; PARK, B. I. Culture clashes in cross-border mergers and acquisitions: A case study of Sweden's Volvo and South Korea's Samsung. International Business Review, 24(4), 580-593, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ibusrev.2014.10.016

LUND, D. J.; SCHEER, L. K.; KOZLENKOVA, I. V. Culture's impact on the importance of fairness in interorganizational relationships. journal of international marketing, 21(4), 21-43, 2013. https://doi.org/10.1509/jim.13.0020

MANSER, K.; HILLEBRAND, B.; WOOLTHUIS, R. K.; ZIGGERS, G. W.; DRIESSEN, P. H.; BLOEMER, J. An activities-based approach to network management: An explorative study. Industrial Marketing Management, 55, 187-199, 2016.

MARCON, C.; MOINET, N. Estratégia-rede: ensaio de estratégia. Caxias do Sul: EDUCS, 2001.

MARIOTTI, F.; HAIDER, S.' Networks of practice'in the Italian motorsport industry. Technology Analysis & Strategic Management, 30(3), 351-362, 2018. DOI: 10.5465/AMBPP.2017.14995.

MARTINO, L. C. De qual comunicação estamos falando. Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 11-26, 2001.

MARTINS, D. M.; FARIA, A. C.; FARINA, M. C. Cooperação e poder na qualidade do relacionamento das cooperativas de crédito. Revista de Administração FACES Journal, 15(2), 2016. https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2016V15N2ART3092

MCGRATH, H.; O'TOOLE, T. Enablers and inhibitors of the development of network capability in entrepreneurial firms: A study of the Irish micro-brewing network. Industrial Marketing Management, 42(7), 1141-1153, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2013.07.008

NOSELLA, A.; PETRONI, G. Multiple network leadership as a strategic asset: The Carlo Gavazzi Space case. Long Range Planning, 40(2), 178-201, 2007. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2013.07.008

OLAVE, M. E. L.; AMATO N. J. Redes de cooperação produtiva: uma estratégia de competitividade e sobrevivência para pequenas e médias empresas. Gestão & Produção, 8(3), 289-318, 2001. https://doi.org/10.1590/S0104-530X2001000300006.

OLIVEIRA, S. M., SILVA R. L.; DIAS, M. F. P.; SILVA, T. N. Redes interorganizacionais como promotoras da inovação sustentável no setor coureiro gaúcho. Gestão Contemporânea, (7), 2011.

OLIVER, C. Determinants of interorganizational relationships: Integration and future directions. Academy of management review, 15(2), 241-265, 1990. https://doi.org/10.2307/258156

PEREIRA, C. A. Ambiente, empresa, gestão e eficácia. Controladoria: uma abordagem da gestão econômica–GECON. São Paulo: Atlas, 35-80, 1999.

PEREIRA, C. M. L.; DORNELAS, J. S. Fatores promotores e inibidores do alinhamento estratégico da tecnologia da informação em uma situação de fusão: o caso de uma rede varejista. Revista de Administração Contemporânea, 14(3), 495-515, 2010.

PETTER, R. R. H.; RESENDE, L. M., ANDRADE J. P. P.; HORST, D. J. Systematic review: an analysis model for measuring the coopetitive performance in horizontal cooperation networks mapping the critical success factors and their variables. The Annals of regional science, 53(1), 157-178, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s00168-014-0622-4

PORTER, M. E. Competição: estratégias competitivas essenciais. Gulf Professional Publishing, 1999.

PRESNO, N. As cooperativas e os desafios da competitividade. Estudos Sociedade e Agricultura, 2001.

PROVAN, K. G.; KENIS, P. Modes of network governance: Structure, management, and effectiveness. Journal of public administration research and theory, 18(2), 229-252, 2008. https://doi.org/10.1093/jopart/mum015

RITALA, P.; ARMILA, L.; BLOMQVIST, K. Innovation orchestration capability—Defining the organizational and individual level determinants. International Journal of Innovation Management, 13(04), 569-591, 2009. https://doi.org/10.1142/S136391960900242X

ROMEIRO, P.; COSTA, C. The potential of management networks in the innovation and competitiveness of rural tourism: a case study on the Valle del Jerte (Spain). Current Issues in Tourism, 13(1), 75-91, 2010. https://doi.org/10.1080/13683500902730452

ROSSI, A. D. C. S. Cooperativismo-À Luz dos Princípios Constitucionais. Jurua Editora, 2005.

SAASTAMOINEN, J.; REIJONEN, H.; TAMMI, T. Should SMEs pursue public procurement to improve innovative performance? Technovation, 69, 2-14, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.technovation.2017.10.003

SABOURIN, E.; PETERSEN, P. F.; DA SILVEIRA, L. M. Redes de cooperação da agricultura familiar e do desenvolvimento rural local no Agreste paraibano (Brasil). Redes. Revista do Desenvolvimento Regional, 23(2), 14-36, 2018. DOI: https://doi.org/10.17058/redes.v23i2.11964

SOARES, W. B.; WEGNER, D.; DOLCI, P. C. Fusão como Estratégia de Crescimento de Redes de Cooperação Empresarial: um estudo de caso em uma rede de farmácias. Revista Ibero Americana de Estratégia, 15(1), 83-96, 2016. DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i1.2250

SOUSA, D. N. D.; AMODEO, N. B. P.; MACEDO, A. D. S.; MILAGRES, C. S. F. A comunicação na articulação agroindustrial entre uma cooperativa central, suas cooperativas singulares e cooperados. Revista de Economia e Sociologia Rural, 52(3), 495-514, 2014. https://doi.org/10.1590/S0103-20032014000300005

SYDOW, J. Network development by means of network evaluation? Explorative insights from a case in the financial services industry. Human relations, 57(2), 201-220, 2004. https://doi.org/10.1177/0018726704042927

TAMAYO, A.; MENDES, A. M.; PAZ, M. D. G. T. D. Organizational values inventory. Estudos de Psicologia (Natal), 5(2), 289-315, 2000.

TEIXEIRA, E. C. O papel das políticas públicas no desenvolvimento local e na transformação da realidade. Salvador: AATR, 200, 2002.

TODEVA, E. Business networks: strategy and structure. Routledge, 2006.

VERGARA, S. C.; PECI, A. Escolhas metodológicas em estudos organizacionais. Organizações & Sociedade, 10(27), 13-26, 2003. https://doi.org/10.1590/S1984-92302003000300001

VERSCHOORE, J. R. D. S. Redes de cooperação: concepções teóricas e verificações empíricas. Redes de cooperação: uma nova organização de pequenas e médias empresas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: FEE, 15-46, 2004.

VERSCHOORE, J. R.; BALESTRIN, A. Fatores relevantes para o estabelecimento de redes de cooperação entre empresas do Rio Grande do Sul. Revista de Administração Contemporânea, 12(4), 1043-1069, 2008. https://doi.org/10.1590/S1415-65552008000400008

WEGNER, D.; BORTOLASO, I. V.; ZONATTO, P. A. F. Redes de pequenas empresas e estratégias de consolidação: evidências do contexto brasileiro. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 18(62), 525-544, 2016. https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i62.2301

WEGNER, D.; DIAS, M. F. P.; AZEVEDO, A. C.; MARCONATTO, D. A. B. Configuring the governance and management of strategic networks for higher performance. Journal of Business & Industrial Marketing, 37.12, 2501-2514, 2022. https://doi.org/10.1108/JBIM-07-2021-0336

WEGNER, D.; PADULA, A. D. Estratégias de crescimento e a governança de redes horizontais de empresas: o caso da maior rede cooperativa de varejo de alimentos na Alemanha. Ciencias da Administraçao, 13(30), 220-248., 2011.

WEGNER, D.; ALIEVI, R. M.; BEGNIS, H. S. M. The life cycle of small-firm networks: an evaluation of Brazilian business networks. BAR-Brazilian Administration Review, 12(1), 39-62, 2015. https://doi.org/10.1590/1807-7692bar2015140030

WEGNER, D.; BEGNIS, H. S. M.; MOZZATO, A. R. Intercooperação e Fusão de Redes Empresariais: Proposição de Framework para Análise sob a Perspectiva da Aprendizagem. Revista Organizações em Contexto, 15(29), 223-248, 2019.

WITTMANN, M.; DOTTO, D. R.; WEGNER, D. Redes de empresas: um estudo de redes de cooperação do Vale do Rio Pardo e Taquari no estado do Rio Grande do Sul. Redes, v.13, n.1, 160-178, 2008.

WRIGHT, P.; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. 2000.

YEUNG, K. T. What does love mean? Exploring network culture in two network settings. Social Forces, 84(1), 391-420, 2005.

ZONTA, P. C.; MOLOZZI, G.; JENTZ, G.; CARVALHO, C. E. Relação entre cooperação e aprendizado organizacional com a competitividade em uma rede interorganizacional. Redes. Revista do Desenvolvimento Regional, 20.1, 179-193, 2015. https://doi.org/10.17058/redes.v20i1.4046

Publicado

2023-05-08

Como Citar

Wegner, D., Oliveira de Almeida, M., Bitencourt Fortes, M. V., & Freitag Dallagnol, M. M. (2023). A Estratégia de Intercooperação de Redes Empresariais: uma Análise dos Fatores Preditores. Redes, 28(1). https://doi.org/10.17058/redes.v28i1.17436

Edição

Seção

Artigos