Mercados alimentares digitais da Associação dos Produtores de Queijos Artesanais do Sudoeste do Paraná (APROSUD): dinâmicas, desafios e inovações
dinâmicas, desafios e inovações
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v29i1.19452Palavras-chave:
Agricultura familiar, Mercados alimentares digitais, APROSUD, Queijos artesanais, Desenvolvimento rural e regionalResumo
O presente trabalho teve por objetivo analisar como os agricultores familiares utilizam os mercados digitais, tomando por base a iniciativa da Associação dos Produtores de Queijos Artesanais do Sudoeste do Paraná (APROSUD). A análise foi conduzida de forma a evidenciar as dinâmicas, desafios e inovações construídas pelas AGFs associadas a APROSUD. Metodologicamente, avaliou-se as ferramentas sociotécnicas utilizadas para realizar as vendas de sete (7) agricultores da associação, através de questionário quantitativo, aplicado através do Aplicativo de Pesquisas Digitais Alimentário. Os resultados evidenciam que a dinâmica dos mercados físicos é ainda predominante na comercialização, mas que os digitais têm crescido bastante e servem, sobretudo, para atender as demandas e necessidades especificas dos consumidores. Em termos de desafios, parece que a falta de tempo do núcleo familiar para atuar nas ferramentas digitais de comercialização e a logística individualizada de entregas para os consumidores predominam em termos de entraves que os agricultores precisam superar. Já as inovações, o uso do WhatsApp se destacam por ser utilizado por todos os agricultores como meio de comercialização e fidelização, além das redes sociais que permite o consumidor conhecer informações da agroindústria e entrar em contato com o agricultor.
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