Saneamento básico na região das Missões: realidade e desafios na implantação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v24i3.9894

Palavras-chave:

COREDE Missões, Resíduos sólidos urbanos, Cooperativa de catadores, Coleta seletiva, Consórcio público

Resumo

A implantação de políticas públicas adequadas para solucionar os problemas relacionados ao saneamento básico, e mais especificamente a coleta de lixo, constitui-se em um grande desafio a ser enfrentado pela maioria dos Municípios brasileiros. O artigo analisa a realidade vivenciada pelos Municípios da região das Missões, Rio Grande do Sul, no que concerne à coleta e tratamento dos resíduos sólidos urbanos, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento regional. Utiliza-se a abordagem qualitativa, com base na análise de documentos e na revisão bibliográfica. Constata-se que as alternativas propostas para o equacionamento das problemáticas enfrentadas passam pela formação de cooperativas de catadores, no que se refere à coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos, e pela atuação conjunta dos municípios, via formação de consórcios públicos, no tocante à destinação final dos resíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edemar Rotta, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutor em Serviço Social - PUCRS; Mestre em Sociologia; Pós-Doutorando em Serviço Social - PUCRS Professor do quadro permanente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas - UFFS.

Luis Henrique Teixeira Franqui, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo. Graduado em Direito pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA, 2015).

Downloads

Publicado

2019-09-03

Como Citar

Rotta, E., & Franqui, L. H. T. (2019). Saneamento básico na região das Missões: realidade e desafios na implantação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento. Redes, 24(3), 313-333. https://doi.org/10.17058/redes.v24i3.9894