Cooperação interinstitucional: indicadores de resultados de interações de pesquisadores visitantes em instituições de ensino e pesquisa

Autores

  • Fabricio Baron Mussi ITAIPU BINACIONAL
  • Blasius Silvano Debald Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA/PR

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v20i1.4098

Palavras-chave:

Cooperação interinstitucional. Indicadores. Pesquisadores visitantes.

Resumo

O presente trabalho possui como objetivo definir uma proposta de caracterização de indicadores de resultados de pesquisa conjunta. Para proceder com a elaboração dessa proposta, utilizaram-se os direcionamentos da literatura acerca da cooperação interinstitucional, de intercâmbios e indicadores. Foram selecionados dez casos para avaliação, tendo a investigação percorrido o seguinte caminho: visitas às instituições receptoras localizadas em diversas cidades; visitas aos locais de trabalho onde os projetos submetidos estavam sendo desenvolvidos; entrevistas com os coordenadores dos projetos e com os pesquisadores visitantes; entrevistas com outras pessoas envolvidas; leitura de documentos adquiridos durante a coleta de dados primários e dos projetos aprovados e; por fim, novo contato com os entrevistados para esclarecer eventuais dúvidas. A pesquisa, do ponto de vista teórico, contribuiu com o desenvolvimento de uma proposta de indicadores para caracterização e avaliação de cooperações interdisciplinares entre pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa distintos. Entre as contribuições práticas, pode-se mencionar o auxílio a instituições de fomento no aperfeiçoamento de editais de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico, bem como o aprimoramento dos sistemas de avaliação referentes a essas ações.

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Biografia do Autor

Blasius Silvano Debald, Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA/PR

História e Educação

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Publicado

2014-12-23

Como Citar

Mussi, F. B., & Debald, B. S. (2014). Cooperação interinstitucional: indicadores de resultados de interações de pesquisadores visitantes em instituições de ensino e pesquisa. Redes, 20(1), 214-233. https://doi.org/10.17058/redes.v20i1.4098