El Programa Nacional de Alimentos Escolares en Santana do Livramento (RS): Desafíos para la Aptitud con la Ley del 30%

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v25i2.14848

Palabras clave:

Mercados institucionales. Agricultura familiar. Seguridad Alimentaria.

Resumen

El Programa Nacional de Alimentación Escolar (PNAE) es una importante política pública de alimentación y nutrición en Brasil. Al establecer legalmente que el 30% de los fondos federales transferidos a los almuerzos escolares deben usarse para comprar productos de la agricultura familiar, contribuye al fortalecimiento de la categoría social y al desarrollo local. En este sentido, la investigación tiene como objetivo analizar cómo Santana do Livramento ha utilizado los recursos de PNAE y enumerar los obstáculos y desafíos en la adquisición de alimentos directamente de la agricultura familiar. Metodológicamente, la investigación se caracteriza por ser mixta, con la recopilación y análisis de datos secundarios obtenidos en el sitio web oficial del Fondo Nacional para el Desarrollo de la Educación y datos primarios, a partir de entrevistas. En el período 2010-2017, el municipio no cumplió con la Ley N ° 11.947 / 2009, alcanzando una utilización máxima del 19,49% del recurso PNAE para la compra directa de la agricultura familiar. Los principales obstáculos para el cumplimiento de la ley son: la documentación necesaria, la demora en la preparación y publicación de los avisos, la percepción de que el precio de los productos es alto, la falta de documentación sobre la agricultura familiar y la falta de conocimiento de los gerentes sobre los alimentos producidos localmente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessandra Troian, Universidade Federal do Pampa.

Doutora em Desenvolvimento Rural, professora adjunta na Universidade Federal do Pampa, campus Santana do Livramento.

Raquel Breintenbach, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Doutora em Extensão Rural, professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Sertão.

Citas

BACCARIN, J. G. et al. Agricultura familiar e alimentação escolar sob a vigência da Lei 11.947/2009: adequação das chamadas públicas e disponibilidade de produtos no estado de São Paulo em 2011. In: Anais... L Congresso da SOBER, Espírito Santo, de 22 a 25 de julho, 2012.

BASSO, David; LOPES, Indaia Dias; AMARAL, Volmir Ribeiro do. Reflexões sobre a operacionalização do PNAE nas Escolas Estaduais de Passo Fundo (RS). Redes (St. Cruz Sul, Online), Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 1, p. 163-186, jan. 2019. ISSN 1982-6745. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/11272 Acesso em: 20 mar. 2020. doi: https://doi.org/10.17058/redes.v24i1.11272

BECKER, C.; SACCO DOS ANJOS, F. São os mercados institucionais da agricultura familiar um instrumento para o desenvolvimento rural? Estudo de caso em municípios do sul do Brasil. Revista de la Facultad de Agronomía, La Plata, v. 114, n. 1, p. 143-152, 2015.

BELIK, W., SOUZA, L. Algumas reflexões sobre os programas de alimentação escolar na América Latina. Planejamento e Políticas públicas. n. 33. Brasília, IPEA, jul./dez., 2009.

BRASIL. Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 17 jun. 2009.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação a Distância – 2.ed., atual. – Brasília: MEC, FNDE, SEED, 2008.

CAMARGO, R. A. L et al. O papel do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no fortalecimento da agricultura familiar e promoção da segurança alimentar. Revista Temas de administração Pública, Araraquara-SP, v.8, n.2, p.1-21, 2013.

CHAVES, L. G. et al. O programa nacional de alimentação escolar como promotor de hábitos alimentares regionais. Revista de nutrição, Campinas, v. 22, n. 6, p. 857-866, nov./dez., 2009.

CHAVES, L. G.; BRITO, R. R. Políticas de Alimentação Escolar. Brasília: Centro de Educação a Distância – CEAD, Universidade de Brasília, 2006.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FERIGOLLO, D., et al. Aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar em municípios do Rio Grande do Sul. Rev Saúde Pública, São Paulo, v. 51, n. 6, p.1-10, 2017.

FAO. Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura /INCRA. Projeto de cooperação técnica INCRA/ Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Novo retrato da agricultura familiar. O Brasil redescoberto. Brasília, 2014.

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE). Aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. 2ª edição - versão atualizada com a Resolução CD/FNDE nº 04/2015, Brasília, 2016.

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE). Alimentação escolar. 2017. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/pnae>. Acesso: 20 de out. 2017.

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE). Ministério da Educação. Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Programa Nacional de Alimentação Escolar/ FNDE. Aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. Manual. Brasília, 2014.

MALINA, L. L. Chamada Pública: Instrumento Legal de Compras da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar. In: CORÁ, M. A. J.; BELIK, W. (Orgs). Projeto Nutre SP: Análise da inclusão da agricultura familiar na alimentação escolar no estado de São Paulo. São Paulo: Instituto Via Pública, 2012.

MARQUES, A. de A. et al. Reflexões de agricultores familiares sobre a dinâmica de fornecimento de seus produtos para a alimentação escolar: o caso de Araripe, Ceará. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.23, n.4, p.1329-1341, 2014.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. Secretaria da Agricultura Familiar. Declaração de Aptidão ao Pronaf. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/sitemda/saf/dap>. Acesso em: 17 de jun. de 2017.

MÜLLER, A. L. Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar e Programa Nacional de Alimentação Escolar. Relatório de Consultoria. Brasília, 2010

PEDRAZA, D. F. et al. Avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar: revisão da literatura. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 5, p.1551-1560, 2018.

PEIXINHO, A. M. L. A trajetória do Programa Nacional de Alimentação Escolar no período de 2003-2010: relato do gestor nacional. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.18, n.4, p.909-916, 2013.

PEREIRA, J.C et al. Agricultura familiar e mercados institucionais: analise do Programa Nacional de Alimentação Escolar (2009 a 2014). In: Anais.... 56 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Sociologia e Administração Rural, Campinas, de 29 de jul a 1 de ago de 2018.

PRADO, T. R. et al. Agricultura familiar na alimentação escolar: estudo de caso em dois municípios de Minas Gerais. Nutrire, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 256-268, dez. 2013.

RIBEIRO, A. L. de P. et al. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a participação da agricultura familiar em municípios do Rio Grande do Sul. Revista Gestão e Desenvolvimento em Contexto, Cruz Alta/RS, v.1, n.1, p.1-14, 2013.

ROCKETT, F. C et al. Agricultura familiar e merenda escolar no Rio Grande do Sul, Brasil. Cienc. Rural, Santa Maria/RS, v .49 n.2, p.5-12, mar, 2019.

ROZENDO, C et al. A implementação das novas diretrizes do PNAE: desafios institucionais. In: ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS RURAIS, 6, Campinas, 2014. Anais..., Campinas/SP. 2014

SAMBUICHI, R. H. R. et al. (Org). Políticas Agroambientais e Sustentabilidade: desafios, oportunidades e lições aprendidas. Brasília: Ipea, 2014.

SARAIVA, E. B. et al. Panorama da compra de alimentos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Ciência e saúde coletiva, Rio de Janeiro, v.18, n.4, p.927-935, 2013.

SCHABARUM, J.C.; TRICHES, R. M. Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar em Municípios Paranaenses: análise dos produtos comercializados e dos preços praticados. RESR, Piracicaba/SP, v. 57, n. 01, p. 049-062, jan./mar. 2019.

SCHNEIDER, S.; ESCHER, F. A contribuição de Karl Polanyi para a sociologia do desenvolvimento rural. Sociologias, Porto Alegre, v.13, n. 27, p.180-220, maio/ago. 2011.

SOARES, P. et al. Potencialidades e dificuldades para o abastecimento da alimentação escolar mediante a aquisição de alimentos da agricultura familiar em um município brasileiro. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 6, 1. 1891- 1900, 2015.

SOUZA, L. B. B. Organizações da agricultura familiar no Estado de São Paulo e sua experiência de fornecimento para o PNAE. In: CORÁ, M. A. J.; BELIK, W. (org.). Projeto Nutre SP: análise da inclusão da agricultura familiar na alimentação escolar no estado de São Paulo. Brasília (DF): Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2012.

STEFANINI, M.L.R. Merenda Escolar: História, Evolução e Contribuição no Atendimento das Necessidades Nutricionais da Criança. 1997. Tese (Doutorado em Nutrição). Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

TOYOYOSHI, J.Y. et al. Avaliação da aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar para a alimentação escolar. Mundo Saude. v.37, n. 3, p. 329- 335, 2013.

TRICHES, R. M.; SCHNEIDER, S. Alimentação escolar e agricultura familiar: reconectando o consumo à produção. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 19, n. 4, p. 933-945, out. /dez. 2010.

TRICHES, R. M.; SCHNEIDER, S. Reconstruindo o “elo perdido”: a reconexão da produção e do consumo de alimentos através do Programa de Alimentação Escolar no município de Dois Irmãos (RS). Revista Segurança Alimentar Nutricional. Campinas/SP, v.17, n.1, p.1-15, jan. 2010.

TROIAN, A.; BREITENBACH, R. Estratégias e formas de reprodução social na agricultura familiar da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Novos Cadernos NAEA, Belém. v.21, p.139 - 158, 2018.

##submission.downloads##

Publicado

2020-05-25

Cómo citar

Troian, A., & Breintenbach, R. (2020). El Programa Nacional de Alimentos Escolares en Santana do Livramento (RS): Desafíos para la Aptitud con la Ley del 30%. Redes, 25(2), 570-589. https://doi.org/10.17058/redes.v25i2.14848

Número

Sección

Abastecimiento de alimentos ante los desafíos contemporáneos