A Liberalização Comercial Brasileira vista no âmbito do Mercosul a partir dos produtos manufaturados (2000 A 2010)

Autores

  • Fagner Mendonça Avelar
  • Cristiano Stamm Professor Adjunto do Colegiado do Curso de Economia e do Mestrado em Economia da UNIOESTE/Campus de Toledo.
  • Carlos Alberto Gonçalves Júnior Professor Assistente do Colegiado do Curso de Economia da UNIOESTE/Campus de Toledo.

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.5076

Palavras-chave:

Abertura comercial brasileira. Mercosul. Comércio internacional.

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar o desempenho da economia brasileira em relação ao comércio de produtos manufaturados, destinados aos demais países-membros do Mercado Comum do Sul - MERCOSUL no período de 2000 a 2010. A análise se deu por meio de uma ferramenta analítica que aponta a tendência do setor externo, em qualquer país ou região, chamada de “Índice de Desenvolvimento do Setor Externo - SXi”. Além desse, também foram calculados os índices de abertura comercial para produtos manufaturados exportados pelo Brasil. De acordo com os resultados da pesquisa, percebe-se uma relativa melhoria nas relações comerciais brasileiras com os demais países-membros do bloco na medida em que a composição da pauta de exportações, do período analisado, caracterizou-se, em média, por mais de 90% de produtos com alto valor agregado.

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Biografia do Autor

Fagner Mendonça Avelar

Economista e Mestrando em Economia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Campus de Toledo.

Cristiano Stamm, Professor Adjunto do Colegiado do Curso de Economia e do Mestrado em Economia da UNIOESTE/Campus de Toledo.

Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto do Colegiado do Curso de Economia e do Mestrado em Economia da UNIOESTE/Campus de Toledo. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Agronegócio e Desenvolvimento Regional (GEPEC). Editor da Revista Informe GEPEC – UNIOESTE/Campus de Toledo.

Carlos Alberto Gonçalves Júnior, Professor Assistente do Colegiado do Curso de Economia da UNIOESTE/Campus de Toledo.

Doutorando em Desenvolvimento Econômico pela FEA/USP. Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Campus de Toledo. Economista pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Professor Assistente do Colegiado do Curso de Economia da UNIOESTE/Campus de Toledo. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Agronegócio e Desenvolvimento Regional (GEPEC).

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Publicado

2016-01-03

Como Citar

Avelar, F. M., Stamm, C., & Gonçalves Júnior, C. A. (2016). A Liberalização Comercial Brasileira vista no âmbito do Mercosul a partir dos produtos manufaturados (2000 A 2010). Redes, 20(3), 401-425. https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.5076

Edição

Seção

Artigos