Motivações e acesso aos canais de comercialização pelos agricultores familiares que atuam com produção orgânica na Região da Serra Gaúcha
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v22i3.7627Palabras clave:
Agricultura familiar. Agricultura Orgânica. Agronegócio. Cadeia produtiva.Resumen
Este artigo teve como objetivo caracterizar os agricultores familiares que atuam com produção orgânica na região da Serra Gaúcha, conhecendo as motivações e os fatores que influenciam no acesso a diferentes canais de comercialização. Através da constituição de uma amostra intencional não probabilística utilizando alguns critérios, foram entrevistados 49 produtores vinculados à comercialização em supermercados e em uma feira de agricultores. Os resultados revelaram que a agricultura orgânica é uma atividade recente e está vinculada a formação de associações. A principal motivação para adesão à atividade está relacionada à preocupação com a saúde. Os supermercados e as feiras são os principais canais de comercialização, sendo que as feiras estão relacionadas ao início do cultivo orgânico e os supermercados apresentam-se como uma forma de comercialização mais recente. Conclui-se que a cooperação foi fundamental no acesso a canais de comercialização de um mercado em construção e com potencial determinado por uma crescente demanda de produtos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2017-09-06
Cómo citar
Shultz, G., de Souza, M., & Jandrey, W. F. (2017). Motivações e acesso aos canais de comercialização pelos agricultores familiares que atuam com produção orgânica na Região da Serra Gaúcha. Redes, 22(3), 273-291. https://doi.org/10.17058/redes.v22i3.7627
Número
Sección
Artículos