Motivações e acesso aos canais de comercialização pelos agricultores familiares que atuam com produção orgânica na Região da Serra Gaúcha

Autores/as

  • Glauco Shultz Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Faculdade de Ciências Econômicas
  • Marcelino de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Ciências Econômicas
  • Willian Fontanive Jandrey Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v22i3.7627

Palabras clave:

Agricultura familiar. Agricultura Orgânica. Agronegócio. Cadeia produtiva.

Resumen

Este artigo teve como objetivo caracterizar os agricultores familiares que atuam com produção orgânica na região da Serra Gaúcha, conhecendo as motivações e os fatores que influenciam no acesso a diferentes canais de comercialização. Através da constituição de uma amostra intencional não probabilística utilizando alguns critérios, foram entrevistados 49 produtores vinculados à comercialização em supermercados e em uma feira de agricultores. Os resultados revelaram que a agricultura orgânica é uma atividade recente e está vinculada a formação de associações. A principal motivação para adesão à atividade está relacionada à preocupação com a saúde. Os supermercados e as feiras são os principais canais de comercialização, sendo que as feiras estão relacionadas ao início do cultivo orgânico e os supermercados apresentam-se como uma forma de comercialização mais recente. Conclui-se que a cooperação foi fundamental no acesso a canais de comercialização de um mercado em construção e com potencial determinado por uma crescente demanda de produtos.

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Biografía del autor/a

Glauco Shultz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Faculdade de Ciências Econômicas

Professor adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas e dos Programas de Pós-Graduação em Agronegócios e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Marcelino de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Ciências Econômicas

Professor Associado da Faculdade de Ciências Econômicas e dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Agronegócios da Universidade da Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Willian Fontanive Jandrey, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Aluno de doutorado do Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL

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Publicado

2017-09-06

Cómo citar

Shultz, G., de Souza, M., & Jandrey, W. F. (2017). Motivações e acesso aos canais de comercialização pelos agricultores familiares que atuam com produção orgânica na Região da Serra Gaúcha. Redes, 22(3), 273-291. https://doi.org/10.17058/redes.v22i3.7627