Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto é inédito e está dentro do escopo da Revista.
  • O número máximo de autores por artigo é cinco.
  • O texto não está em avaliação em outros periódicos, mesmo que em outro idioma.
  • O autor principal possui titulação mínima de doutor.
  • O texto do artigo está estruturado de acordo com as normas técnicas da revista para publicação e de formatação (no template disponível nas diretrizes para autores). O texto do artigo não contém quaisquer informações que identifiquem os /as autores/as.
  • Ao menos dois terços das referências citadas no artigo estão atualizadas (últimos 05 anos)
  • Na submissão serão incluídos apenas dois arquivos: o texto do artigo e a folha de rosto em documento separado, contendo as informações dos autores, as fontes de financiamento, e, no caso de artigos em coautoria, a contribuição de cada autor/a, conforme a taxonomia CRediT (Contributor Roles Taxonomy).
  • As fontes de financiamento estão informadas nos metadados da submissão.
  • Não usar caixa alta nos títulos do artigo e nomes dos autores.
  • O(s) autor(es) informaram o seu registro ORCID nos metadados da submissão.
  • O título, resumo e palavras-chave foram informados em português, inglês e espanhol.
  • Em caso de aprovação do artigo para publicação na REDES, os autores se comprometem a enviar uma versão do texto em inglês em até 30 dias após a data do comunicado do aceite, com identificação do profissional responsável pela elaboração da versão do texto em inglês. Os autores estão cientes que, caso a versão em inglês não seja enviada, o artigo não será publicado.
  • Os autores do manuscrito intitulado submetido declaram a Revista REDES a inexistência de conflito de interesses em relação ao presente artigo.
  • A Comissão Editorial se reserva o direito de não publicar artigos que, mesmo selecionados, não estejam rigorosamente de acordo com todas as normas apresentadas anteriormente.
  • Os metadados deverão ser preenchidos corretamente no sistema, incluindo todos os autores com seus respectivos dados, pois o artigo ao ser publicado, o sistema insere automaticamente os autores que estão listados nos metadados, não podendo haver alterações posteriormente. Não DEVE haver pendências em relação ao autor da submissão e aos demais autores.
  • As referências estão formatadas de acordo com a ABNT. As referências de qualquer natureza consultadas on-line devem apresentar o endereço eletrônico ativo (links não ativos não serão aceitos). As referências que possuem DOI devem ter o link de acesso e o link do DOI informados.
  • Cada autor/coautor poderá publicar apenas um artigo por ano.

Diretrizes para Autores

Para submeter artigos é necessário que os autores se cadastrem no sistema como leitores. Após, deve ser solicitado o papel de AUTOR para o e-mail jorgesc@unisc.br. Informe o login e e-mail utilizado no cadastro para que o envio de manuscritos seja liberado na respectiva conta.

 

A Redes aceita artigos com autoria de doutores. Doutorandos, mestres, mestrandos podem submeter textos na condição de coautores. Textos com graduandos como coautores serão aceitos mediante decisão dos editores.

Podem ser submetidos artigos e ensaios para publicação em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol) nas seguintes seções: Dossiê ou Números temáticos e Artigos Livres.

A partir de 2021 os artigos aprovados para publicação serão disponibilizados para os leitores no idioma original e em sua respectiva versão em inglês, sendo essa de responsabilidade dos autores, bem como uma condição para publicação. Para o caso de submissões realizadas em língua inglesa, o artigo aprovado será publicado apenas neste idioma.

A partir de janeiro de 2021 a Redes será publicada em um único volume anual, com publicações em fluxo contínuo à medida que os manuscritos cumprirem todas as etapas do processo de submissão. Os artigos serão organizados por dossiê ou número temático bem como artigos livres sobre temas relacionados ao Desenvolvimento Regional até o limite anual de 60 artigos.

Todos os artigos são publicados sob licença Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que "permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original" (Creative Commons, 2013).

Os textos devem ser inéditos e sobre temas relativos ao campo dos estudos sobre desenvolvimento regional, oriundos das ciências sociais e humanas, notadamente do planejamento urbano e regional, geografia, economia, sociologia, ciência política, comunicação social, direito, história, serviço social e turismo, entre outras áreas disciplinares, desde que abordem de modo central a temática do desenvolvimento regional.

Os manuscritos recebidos pela Redes são submetidos à ferramenta de comparação de texto Similiarity Check, distribuída pelo iThenticate. A revista condena práticas antiéticas e parte da premissa de que os autores garantem a originalidade do documento e explicitam o uso de informações de outros autores referenciadas corretamente. Assim sendo, é possível que os autores recebam questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às possíveis não conformidades apontadas pela ferramenta utilizada. Caso más práticas sejam confirmadas, o(s) autor (es) envolvidos receberão o aviso de rejeição e arquivamento do trabalho.

A Redes recebe artigos de caráter teórico e empírico que abordem os processos de desenvolvimento regional através de reflexões e análises sobre seus diferentes aspectos e dimensões, como a compreensão da dinâmica territorial, considerando as diferentes escalas de ação e de análise dos processos socioespaciais, a diversidade histórico-cultural do território, as estratégias e os instrumentos de gestão e de planejamento territorial, nas distintas dimensões de sustentabilidade envolvidas; o estudo das capacidades institucionais em seus vários níveis, de tomar iniciativa, mediar e regular processos de gestão do território; a análise dos conflitos, tensões e produção de consensos entre poder público e agentes sociais; e análise da atividade produtiva regional com destaque para agentes e organizações sociais e econômicas, formas de cooperação e conflitos, configurados em distintos modos de organização da produção e do mercado, entre outros.

Os artigos e ensaios podem ser de cunho mais teórico através de revisão crítica e atualizada da literatura (não apenas revisões bibliográficas) ou ser de caráter mais empírico, resultantes de pesquisa realizadas nas áreas das ciências sociais e humanas que integram o campo de estudos sobre o desenvolvimento regional.

A contribuição deve ser ORIGINAL. O texto submetido NÃO pode ter sido publicado ou estar sendo submetido para outro periódico. Situações excepcionais deverão ser informadas ao editor, através de registro nos metadados da submissão on line.

Trabalhos anteriormente apresentados em eventos científicos cujo resumo ou a versão integral tenham sido publicados em anais só serão aceitos em caráter extraordinários, tais como dossiês temáticos, cabendo ao Conselho Editorial a decisão de publicá-los.

As opiniões, pontos de vista e argumentos presentes nos artigos submetidos são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, não, necessariamente, exprimindo a opinião dos Editores, dos Editores Associados, do Conselho Editorial, do PPGDR-UNISC e das instituições que fomentam a Revista Redes.

As submissões de artigos devem ser realizadas exclusivamente por meio da plataforma SEER da Redes. Não serão aceitos artigos enviados por email ou qualquer outro meio.

Cada autor/coautor poderá publicar apenas um artigo por ano.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. O texto é inédito e está dentro do escopo da Revista.

2. O número máximo de autores por artigo é cinco.

3. O texto não está em avaliação em outros periódicos, mesmo que em outro idioma.

4. O autor principal possui titulação mínima de doutor.

5. O texto está estruturado de acordo com as normas técnicas da revista para publicação e de formatação (no template disponível nas diretrizes para autores).

6. As referências estão formatadas de acordo com a ABNT. As referências de qualquer natureza consultadas on-line devem apresentar o endereço eletrônico ativo (links não ativos não serão aceitos). As referências que possuem DOI devem ter o link de acesso e o link do DOI informados.

7. Ao menos dois terços das referências citadas no artigo estão atualizadas (últimos 05 anos)

8. O arquivo do texto não contém quaisquer informações que identifiquem os /as autores/as.

9. Será incluído na submissão em documento separado o arquivo folha de rosto, contendo as informações dos autores, as fontes de financiamento, e, no caso de artigos em coautoria, a contribuição de cada autor/a, conforme a taxonomia CRediT (Contributor Roles Taxonomy):

Conceituação (Conceptualization)

Curadoria de Dados (Data curation)

Análise Formal (Formal analysis)

Obtenção de Financiamento (Funding acquisition)

Investigação/Pesquisa (Investigation)

Metodologia (Methodology)

Administração do Projeto (Project administration)

Recursos (Resources)

Software Supervisão/orientação (Supervision)

Validação (Validation)

Visualização (Visualization)

Escrita – Primeira Redação (Writing – original draft)

Escrita – Revisão e Edição (Writing – review & editing).

10. As fontes de financiamento estão informadas nos metadados da submissão.

11. As informações sobre os autores devem ser incluídas nos metadados da submissão, sendo obrigatória a identificação completa de todos os autores: nome completo, titulação máxima, filiação institucional, endereço de e-mail, URL(endereço eletrônico) do Currículo Lattes e URL(endereço eletrônico) do ORCID.

12. Nos metadados da submissão devem ser incluídos o título, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas do artigo.

13. Não usar caixa alta nos metadados da submissão.

14. Em caso de aprovação do artigo para publicação na REDES, os autores se comprometem a enviar uma versão do texto em inglês em até 30 dias após a data do comunicado do aceite, com identificação do profissional responsável pela elaboração da versão do texto em inglês. Os autores estão cientes que, caso a versão em inglês não seja enviada, o artigo não será publicado.

15. Os autores do manuscrito intitulado submetido declaram a Revista REDES a inexistência de conflito de interesses em relação ao presente artigo.

A Comissão Editorial se reserva o direito de não publicar artigos que, mesmo selecionados, não estejam rigorosamente de acordo com todas as normas apresentadas anteriormente.

 

NORMAS TÉCNICAS

 

Acesse o modelo de formatação do artigo>> TEMPLATE  

Acesse o modelo de Folha de Rosto >> Folha de Rosto

 

Deve ser submetido em documento separado o arquivo folha de rosto em formato Word (.docx) ou OpenOffice (.odt), contendo as informações sobre os autores, a contribuição de cada autor e as fontes de financiamento.

O texto do artigo deverá ser submetido em formato Word (.docx) ou OpenOffice (.odt) e em conformidade às normas e padrões de formatação disponíveis no modelo (template) acima disponibilizado. O arquivo deverá ser salvo diretamente em seu computador, tornando-o disponível para edição.

O texto deverá ser digitado em espaçamento simples e parágrafo justificado. As páginas devem ser numeradas e configuradas no formato A4, margens superior e inferior: 2,5cm, esquerda e direita: 3cm . Os artigos devem ter entre 7.000 e 10.000 palavras, até dez ilustrações (considerando o conjunto de gráficos, tabelas, quadros, mapas, imagens, fórmulas) e um máximo de 25 páginas.

O artigo não deve apresentar identificação dos autores em nenhuma página.

A primeira página do artigo deverá conter título em português (fonte Candara, tamanho 22, negrito), inglês e espanhol (fonte Candara, tamanho 11, negrito), resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol (fonte Candara, tamanho 11). O texto principal do artigo deve vir na sequência.

Título: o título principal deve ser enviado nos três idiomas, sem numeração, não em caixa alta, em negrito, fonte e tamanho conforme modelo de formatação disponível nas diretrizes para autores.

O subtítulo deve ter numeração, não em caixa alta, em negrito, fonte Candara, tamanho 12, parágrafo justificado à esquerda.

Os títulos de terceiro nível devem ser evitados. Quando imprescindível, não numerar, não em caixa alta, fonte Candara, tamanho 12, itálico, parágrafo justificado à esquerda.

Resumo: o resumo deve ter de 150 a 250 palavras, espaçamento simples, fonte Candara, tamanho 11, contendo tema, objetivos e problema da pesquisa, sinalização do referencial teórico utilizado, síntese da metodologia e principais resultados.

O resumo deve ser enviado nos três idiomas: português, inglês e espanhol. As traduções devem ser fiéis ao resumo enviado no idioma original do artigo.

Palavras-chave: deverão ser indicadas de três a cinco palavras-chave (normas ABNT) divididas por ponto, no momento da submissão do artigo. E no texto devem apresentar-se nos três idiomas: português, inglês e espanhol. As traduções devem ser fiéis às palavras-chaves do idioma original do artigo.

Corpo do texto: o texto deve ser redigido em fonte Candara, tamanho 12, parágrafo justificado e espaçamento simples. O recuo da primeira linha de cada parágrafo é de 1,25cm.

Citações: as citações indiretas devem aparecer no artigo com a devida referência aos autores na sequência da ideia extraída do autor citado. As citações diretas de até três linhas devem estar no corpo do parágrafo, encerradas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. As citações diretas com mais de três linhas devem aparecer em parágrafo com recuo de 4 cm da margem esquerda, com tamanho de letra 10, espaçamento simples e sem aspas. Os indicadores de supressão de parte da transcrição e os acréscimos devem ser colocados entre colchetes. Utiliza-se o sistema autor-data-número da página entre parênteses para a identificação da fonte de citação (ABNT). Havendo mais de um trabalho do mesmo autor no mesmo ano, utilizar a, b, c imediatamente após a data, assim como na lista de Referências, ao final do artigo. Exemplo: (Mortara, 1982a, p. 427).

Notas de rodapé: são utilizadas para comentários, esclarecimentos ou explanações que não possam ser incluídas no texto. Devem ser mantidas ao mínimo e inseridas como notas de rodapé, enumeradas em algarismos arábicos (sobrescritos), com numeração única e consecutiva para todo o artigo (ABNT). As notas devem vir em fonte Candara, tamanho 10, espaçamento simples, justificado.

Elementos complementares: tabelas, gráficos, figuras, mapas, quadros e fórmulas devem ser apresentados no texto, no local aproximado que deverão aparecer na publicação final, com numeração consecutiva e independente, em algarismos arábicos, cada qual identificado na parte superior pelo termo Tabela, Quadro ou Figura (mapas, fórmulas, imagens, gráficos) seguido do seu número de ordem, sem caixa alta, sem negrito, fonte Candara, tamanho 12, centralizado. Legendas / fonte ficam imediatamente abaixo da tabela, gráfico, figura, mapa, quadro ou fórmula, sem caixa alta, sem negrito, em fonte 10.

As dimensões dos elementos complementares (tabelas, gráficos, figuras, mapas, quadros e fórmulas) não devem ultrapassar as margens de formatação do artigo (A4, retrato).

As tabelas e quadros, de preferência, devem estar no formato de objeto e não como figuras no texto.

Os títulos dos elementos complementares devem identificar claramente o seu conteúdo, com a explicitação das variáveis e grupos populacionais referidos, com identificação do local e data/período a que se referem os dados. Os títulos dos eixos dos gráficos devem ser explicitados.

Ex.: Tabela 1. Atividades geradoras de renda em propriedades da agricultura familiar de Santa Cruz do Sul.

Os elementos complementares devem ter sua fonte claramente identificada, com informação sobre a origem dos dados, a base especificamente e o(s) ano(s) de referência, seguindo as normas da ABNT. Mudanças feitas pelos autores nos dados podem ser indicadas em 'Nota', abaixo da fonte de dados, assim como a autorização obtida dos editores para reprodução de objetos tomados/adaptados de outras publicações. Supõe-se que os dados foram elaborados pelos autores, portanto, esta indicação de elaboração não deve constar nestes elementos gráficos/tabelas/mapas, etc. Ex.: Fonte. IBGE, 2006. (Dados organizados pelo autor).

Gráficos, Tabelas e Quadros devem ser enviados em formatos editáveis (não como figuras). Por exemplo, se gerados em planilhas de cálculo, devem ser enviados em um arquivo de planilha com cada elemento identificado da mesma forma que aparece no texto em Word.

Mapas e Imagens também devem ser enviados em formato JPG, em boa resolução. O título principal e fonte de dados não devem ser incluídos como parte destes elementos, mas sim de forma separada.

Não serão aceitos anexos/apêndices ao final dos artigos, os elementos complementares devem ser apresentados no texto, no local aproximado que deverão aparecer na publicação.

Referências bibliográficas: ao final do artigo as obras devem ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor citado.

Usar espaçamento simples, sem recuo da segunda linha em relação à primeira, fonte 12, alinhamento à esquerda. Entre cada obra deixar uma linha em branco.

A organização das referências deve obedecer às normas da ABNT, conforme o modelo a seguir.

 

Livro

SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es).Título: subtítulo. Número da edição. Local: Editora e ano de publicação.

Ex.: NEWELL, C. Methods and models in demography. New York: Guilford Press, 1988.

 

Capítulo de livro

SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do capítulo. In: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es) ou organizador(es) do livro. Título: subtítulo. Local: Editora, ano de publicação, páginas inicial-final do capítulo referenciado.

Ex.: ABOUZAHR, C. Maternal mortality overview. In: MURRAY, C. J. L.; LOPEZ, A. D. (Orgs.). Health dimensions of sex and reproduction. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1998, p. 111-164.

 

Artigo de periódico

SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do artigo: subtítulo. Título do periódico, número do volume, fascículo, páginas inicial-final do artigo referenciado, data de publicação.

Ex.: SCHELLEKENS, J. Family allowances and fertility: socioeconomic differences. Demography, v. 46, n. 3, p. 461-468, 2009.

 

Tese, dissertação e outros trabalhos acadêmicos

SOBRENOME, prenome do autor. Título. Ano. Nº de páginas. Tipo de documento: tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, etc., (Nome do Programa de Pós-Graduação/Curso) – nome da universidade, local e ano de defesa.

Ex: SILVEIRA, Rogério Leandro Lima da. Complexo agroindustrial do fumo e território: a formação do espaço urbano e regional no Vale do Rio Pardo-RS. 2007. 578f. Tese (Programa de Pós-graduação em Geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis,2007.

 

Documentos em meio eletrônico

Obras de qualquer natureza consultadas on-line devem apresentar as informações sobre o endereço eletrônico, que obrigatoriamente deve estar ativo, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão "Disponível em:", e a data do acesso ao documento, precedida da expressão "Acesso em:".

Ex.: AHMAN, E.; DOLEA, C.; SHAH, I. The global burden of unsafe abortion in the year 2000. In: WHO – World Health Organization. Health statistics and health information systems. [S.d.]. Disponível em: . Acesso em: 8 mar. 2009.

Caso tenham sido utilizados URL (websites/endereços eletrônicos) no corpo do texto, os mesmos devem ser informados de modo completo nas Referências.

 

ATENÇÃO: A Redes não se responsabiliza pelas referências bibliográficas fornecidas pelos autores.

 

Importante:

1. Os artigos devem ser encaminhados completos e definitivamente revistos. As provas serão revisadas pelo editor, com base no texto recebido, cabendo aos autores a responsabilidade pelo original enviado.

2. Todos os trabalhos aparecerão assinados, refletindo as opiniões de seus autores e não necessariamente as do Comitê Editorial ou da revista, mas o direito de cópia passará a ser da Redes em caso de publicação do manuscrito. Qualquer autorização de reprodução, completa ou parcial, deve ser solicitada por escrito à revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos a conferir a seção Sobre a Revista e ler as políticas de seão, bem como as Diretrizes para Autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema como leitores. Após, deve ser solicitado o papel de AUTOR para o e-mail jorgesc@unisc.br. Informe o login e e-mail utilizado no cadastro para que o envio de manuscritos seja liberado na respectiva conta.