O Mapa Conceitual como recurso pedagógico de ensino na docência da Educação Superior

Autores

  • Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA
  • Camila Aparecida Tolentino Cicuto UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA http://orcid.org/0000-0002-9817-7933

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.13695

Palavras-chave:

Formação de professores. Conhecimento prévio. Planejamento do ensino. Mapas conceituais.

Resumo

Os mapas conceituais têm sido experienciados, de maneira mais comum, como forma dos estudantes demonstrarem suas compreensões acerca de conteúdos, temas e conceitos. Mas, e as experiências docentes com o uso dos mapas? A partir da definição e dos elementos essenciais que constituem os mapas e da teoria que fundamenta esse recurso, neste artigo são apresentados quatro modos diferentes do uso dos mapas como recurso pedagógico da docência na educação superior. Os resultados evidenciam o potencial dos mapas como formas de discussão e problematização dos conhecimentos prévios dos licenciandos, além de permitir a organização e sistematização prévia da ação pedagógica do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Possui Pós-doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016, bolsista PNPD/CAPES). Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado em Educação Ambiental (2004) e graduação em Oceanologia (2000), todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Pedagogia (2015) pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. É líder do Grupo de Pesquisa Coeducar: Aprender em Ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores e integrante do Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC (FURG).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, metodologias de ensino, educação ambiental, tecnologias na educação, educação a distância e pesquisa.

Camila Aparecida Tolentino Cicuto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

Possui doutorado em Ensino de Química pelo programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2016), mestrado em Ensino de Química pelo mesmo programa (2011) e Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) junto ao curso de Ciências da Natureza- Licenciatura. É credenciada no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mestrado Acadêmico em Ensino atuando em pesquisas sobre metodologias de ensino, recursos didáticos, educação ambiental e produção e avaliação de material didático para o Ensino de Química/Ciências. Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas de Ensino em Ciências (GPPEC). Membro do grupo Coeducar: Aprender em Ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores e do grupo Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2020-08-28

Como Citar

de Oliveira Salgueiro de Moura, A. C., & Tolentino Cicuto, C. A. (2020). O Mapa Conceitual como recurso pedagógico de ensino na docência da Educação Superior. Reflexão E Ação, 28(3), 231-248. https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.13695

Edição

Seção

Artigos do Fluxo