The Conceptual Map as a pedagogical teaching resource at universities

Authors

  • Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA
  • Camila Aparecida Tolentino Cicuto UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA http://orcid.org/0000-0002-9817-7933

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.13695

Keywords:

Teacher training. Previous knowledge. Teaching planning. Concept maps.

Abstract

Concept maps have been experienced, most commonly, as a way for students to demonstrate their understanding of content, themes, and concepts. But what about teaching experiences with the use of maps? From the definition and the essential elements that make up the maps and the theory behind this resource, this article presents four different ways of using maps as a pedagogical resource in higher education teaching. The results show the potential of the maps as ways of discussing and problematizing the previous knowledge of the licenciandos, besides allowing the organization and prior systematization of the pedagogical action of the teacher.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Possui Pós-doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016, bolsista PNPD/CAPES). Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado em Educação Ambiental (2004) e graduação em Oceanologia (2000), todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Pedagogia (2015) pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. É líder do Grupo de Pesquisa Coeducar: Aprender em Ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores e integrante do Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC (FURG).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, metodologias de ensino, educação ambiental, tecnologias na educação, educação a distância e pesquisa.

Camila Aparecida Tolentino Cicuto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

Possui doutorado em Ensino de Química pelo programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2016), mestrado em Ensino de Química pelo mesmo programa (2011) e Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) junto ao curso de Ciências da Natureza- Licenciatura. É credenciada no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mestrado Acadêmico em Ensino atuando em pesquisas sobre metodologias de ensino, recursos didáticos, educação ambiental e produção e avaliação de material didático para o Ensino de Química/Ciências. Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas de Ensino em Ciências (GPPEC). Membro do grupo Coeducar: Aprender em Ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores e do grupo Ensino de Ciências.

Published

2020-08-28

How to Cite

de Oliveira Salgueiro de Moura, A. C., & Tolentino Cicuto, C. A. (2020). The Conceptual Map as a pedagogical teaching resource at universities. Reflexão E Ação, 28(3), 231-248. https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.13695

Issue

Section

Artigos do Fluxo