El Mapa Conceptual como recurso pedagógico de enseñanza en la docencia de la Educación Superior

Autores/as

  • Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA
  • Camila Aparecida Tolentino Cicuto UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA http://orcid.org/0000-0002-9817-7933

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.13695

Palabras clave:

Formación de profesores. Conocimiento previo. Planificación de la enseñanza. Mapas conceptuales.

Resumen

Mapas conceptuales han sido experimentados, de manera más común, como forma de los estudiantes demostrar sus comprensiones acerca de contenidos, temas y conceptos. Pero, ¿y las experiencias docentes con el uso de mapas? A partir de la definición y de los elementos esenciales que constituyen los mapas y la teoría que fundamenta ese recurso, en este artículo se presentan cuatro modos diferentes del uso de los mapas como recurso pedagógico en la docencia de la educación superior. Los resultados evidencian su potencial como formas de discusión y problematización de los conocimientos previos de los licenciandos, y de organización y sistematización previa de la acción pedagógica del profesor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Possui Pós-doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016, bolsista PNPD/CAPES). Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado em Educação Ambiental (2004) e graduação em Oceanologia (2000), todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Pedagogia (2015) pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. É líder do Grupo de Pesquisa Coeducar: Aprender em Ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores e integrante do Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC (FURG).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, metodologias de ensino, educação ambiental, tecnologias na educação, educação a distância e pesquisa.

Camila Aparecida Tolentino Cicuto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

Possui doutorado em Ensino de Química pelo programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2016), mestrado em Ensino de Química pelo mesmo programa (2011) e Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) junto ao curso de Ciências da Natureza- Licenciatura. É credenciada no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mestrado Acadêmico em Ensino atuando em pesquisas sobre metodologias de ensino, recursos didáticos, educação ambiental e produção e avaliação de material didático para o Ensino de Química/Ciências. Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas de Ensino em Ciências (GPPEC). Membro do grupo Coeducar: Aprender em Ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores e do grupo Ensino de Ciências.

##submission.downloads##

Publicado

2020-08-28

Cómo citar

de Oliveira Salgueiro de Moura, A. C., & Tolentino Cicuto, C. A. (2020). El Mapa Conceptual como recurso pedagógico de enseñanza en la docencia de la Educación Superior. Reflexão E Ação, 28(3), 231-248. https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.13695

Número

Sección

Artigos do Fluxo