Educação Integral no Ensino Médio: Um ensaio em torno de "compromissos com o mundo do trabalho"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16369

Palavras-chave:

Educação Integral no Ensino Médio, Empreendedorismo, Rede Estadual do Rio de Janeiro.

Resumo

O presente ensaio objetiva problematizar a ampliação da jornada escolar para o Ensino médio na rede estadual do Rio de Janeiro, entre os anos de 2007 à 2017. Para esse desafio, o texto buscou, em um primeiro momento, analisar normas federais e estaduais de ampliação da jornada escolar, dentro do período analisado. Em uma segunda etapa trabalhou-se, especialmente, o conceito de empreendedorismo e foram evidenciados aspectos que constroem, contemporaneamente, a reflexão sobre o tema. Por fim, buscou-se reforçar as problematizações surgidas com este estudo inicial e apresentar elementos que indicam futuras observações, dentro de uma perspectiva crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Thiago Gomes Sampaio, UNIRIO - UNIVERSIADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro. Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana - UERJ. Graduado em Geografia. Professor de Rede estadual do Rio de Janeiro

Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho, UNIRIO - UNIVERSIADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutora em Educação e Mestre em Teoria Literária, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Letras e Pedagogia, pela Universidade Santa Úrsula. Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenadora do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO).

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Sampaio, C. T. G., & Coelho, L. M. C. da C. (2021). Educação Integral no Ensino Médio: Um ensaio em torno de "compromissos com o mundo do trabalho". Reflexão E Ação, 29(3), 175-189. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16369

Edição

Seção

Dossiê temático: Ensino Médio e Educação Integral na América Latina