Gestão da educação e a participação de atores sociais em espaço colegiado: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.18265

Palavras-chave:

Gestão da educação, Espaço colegiado, Participação., Atores sociais.

Resumo

Este estudo foi orientado pelos seguintes objetivos: compreender o sentido da participação; compreender o nível da qualidade da participação no âmbito do conselho municipal de educação. A abordagem metodológica foi a qualitativa, conduzida pela análise documental. Os documentos analisados foram: Leis de âmbito nacional, estadual e local na esfera da educação; Atas do Conselho Municipal de Educação. Os dados oriundos do estudo indicam que este órgão precisa ter capacidade de contribuir com a gestão municipal para a melhoria da qualidade da educação local.

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Biografia do Autor

Raimunda Maria da Cunha Ribeiro, Universidade Estadual do Piauí

Licenciada em Pedagogia (UFPI), Espeicalista em Gestão Educacional e Supervisão Escolar (FACIBA), Mestre em Educação (UCB), Doutora em Educação (PUCRS), realizou estágio pós-doutoral no PPGED (UNOESC). Professora Adjunto da Universidade Estadual do Piauí no curso de Pedagogia. 

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Ribeiro, R. M. da C. (2023). Gestão da educação e a participação de atores sociais em espaço colegiado: um estudo de caso. Reflexão E Ação, 31(3), 89-103. https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.18265

Edição

Seção

Artigos do Fluxo