O autoconhecimento na formação docente: reflexões a partir de uma oficina pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19706

Palavras-chave:

Formação de professores, Oficina pedagógica, Autoconhecimento

Resumo

Este estudo, com abordagem qualitativa, investigou o impacto de uma oficina de autoconhecimento na formação continuada de 34 professores de uma escola pública de Porto Alegre/RS. Utilizando a análise de conteúdo, a pesquisa buscou compreender como a oficina contribuiu para o desenvolvimento socioemocional dos docentes. Os resultados indicam que a atividade proporcionou um espaço para reflexão sobre o autoconceito e as potencialidades, fortalecendo a autoestima e promovendo a integração do grupo. Conclui-se que o autoconhecimento é fundamental para o desenvolvimento profissional docente, pois permite um melhor manejo das demandas da profissão e o bem-estar dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Bernardi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PUCRS). Professora colaboradora dos cursos de Pós-graduação de Especialização em Psicopedagogia e Especialização em Alfabetização e Letramento (PUCRS). Integrante do grupo de pesquisa PROMOT - Processos motivacionais em contextos educativos (PUCRS). Temas de interesse: metodologias ativas, alfabetização matemática, discalculia, educação inclusiva, dificuldades e transtornos de aprendizagem. Professora na rede pública de educação municipal de Porto Alegre/RS. Porto Alegre/RS/Brasil. Email: jussara.bernardi002@edu.pucrs.br, telefone (51) 999565625.

Bettina Steren dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Programa de Pós-Graduação em Educação, Escola de Humanidades. Pós-doutorada no College of Education, The Univesity of Texas at Austin, EUA (2009-2010); Doutora em Psicologia Evolutiva e da Educação da Universidade de Barcelona. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação. Professora e pesquisadora da Escola de Humanidades (PUCRS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Processos Motivacionais em Contextos Educativos" (PUCRS). Tem experiência na área de Psicologia Educativa, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos motivacionais, metodologias criativas de ensino, mal-estar e bem-estar docente. Porto Alegre/RS/Brasil. Email: bettina@pucrs.br, telefone (51) 3320-3555.

Downloads

Publicado

2025-02-27

Como Citar

Bernardi, J., & Santos, B. S. dos . (2025). O autoconhecimento na formação docente: reflexões a partir de uma oficina pedagógica. Reflexão E Ação, 32(2), 81-98. https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19706

Edição

Seção

v.32, n.3 de 2024: “Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidian