O autoconhecimento na formação docente: reflexões a partir de uma oficina pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19706Palavras-chave:
Formação de professores, Oficina pedagógica, AutoconhecimentoResumo
Este estudo, com abordagem qualitativa, investigou o impacto de uma oficina de autoconhecimento na formação continuada de 34 professores de uma escola pública de Porto Alegre/RS. Utilizando a análise de conteúdo, a pesquisa buscou compreender como a oficina contribuiu para o desenvolvimento socioemocional dos docentes. Os resultados indicam que a atividade proporcionou um espaço para reflexão sobre o autoconceito e as potencialidades, fortalecendo a autoestima e promovendo a integração do grupo. Conclui-se que o autoconhecimento é fundamental para o desenvolvimento profissional docente, pois permite um melhor manejo das demandas da profissão e o bem-estar dos professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.