A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA CIDADE DE CLÁUDIA: A PRÁTICA DISCURSIVA ENTRE O NÃO-HAVER E O HAVER NO PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5634Palavras-chave:
Análise de Discurso, Prática discursiva, Secretaria de Educação, Práticas e ações políticasResumo
Neste estudo analisam-se as práticas discursivas dos Secretários de Educação da cidade de Cláudia – Mato Grosso, entre 1988 e 2003, em tais ações políticas: a formação e qualificação dos profissionais da educação, a efetivação deste profissional e a estruturação e desarticulação das escolas rurais. O corpus de análise é composto a partir de cinco entrevistas com os Secretários que discorreram sobre suas práticas e decisões durante o período em que estiveram na administração pública. A base referencial teórico-metodológica é a Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux. O objetivo foi compreender o discurso considerando deslocamentos entre o não-há e o há, isto é, o processo de municipalização no período entre Cláudia existir enquanto território, mas sem os documentos que comprovassem a sua existência, e, posteriormente, a consolidação da Secretaria de Educação na administração pública com a documentação necessária e o cumprimento das leis.Downloads
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