A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA CIDADE DE CLÁUDIA: A PRÁTICA DISCURSIVA ENTRE O NÃO-HAVER E O HAVER NO PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO

Autores

  • Cristinne Leus Tomé

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5634

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Prática discursiva, Secretaria de Educação, Práticas e ações políticas

Resumo

Neste estudo analisam-se as práticas discursivas dos Secretários de Educação da cidade de Cláudia – Mato Grosso, entre 1988 e 2003, em tais ações políticas: a formação e qualificação dos profissionais da educação, a efetivação deste profissional e a estruturação e desarticulação das escolas rurais. O corpus de análise é composto a partir de cinco entrevistas com os Secretários que discorreram sobre suas práticas e decisões durante o período em que estiveram na administração pública. A base referencial teórico-metodológica é a Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux. O objetivo foi compreender o discurso considerando deslocamentos entre o não-há e o há, isto é, o processo de municipalização no período entre Cláudia existir enquanto território, mas sem os documentos que comprovassem a sua existência, e, posteriormente, a consolidação da Secretaria de Educação na administração pública com a documentação necessária e o cumprimento das leis.

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Biografia do Autor

Cristinne Leus Tomé

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente e Pesquisadora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Sinop. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão TECER DE UMA DISCURSIVIDADE NA REGIÃO NORTE MATO-GROSSENSE DA AMAZÔNIA LEGAL: contextos e possibilidades de desenvolvimento frente à sustentabilidade. Editora-chefe da Revista Eventos Pedagógicos. Endereço: Rua dos Barús 42, casa 01, Sinop-MT, Brasil, CEP 78550-130. Telefone (66) 8402-9931. E-mail: cristinne@unemat-net.br

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Publicado

2015-06-16

Como Citar

Leus Tomé, C. (2015). A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA CIDADE DE CLÁUDIA: A PRÁTICA DISCURSIVA ENTRE O NÃO-HAVER E O HAVER NO PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO. Reflexão E Ação, 23(1), 21-49. https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5634

Edição

Seção

Educação, Linguagem e Arte