Modelagem (matemática) e modelagem na educação: reflexos na e da formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.9870

Palavras-chave:

Professor que ensina Matemática, Formação continuada de professores, Razão e proporção.

Resumo

Este artigo relata a experiência do desenvolvimento de uma tarefa de Modelagem (Matemática) realizada com um grupo de professores de Matemática e sua projeção para a sala de aula a partir dos reflexos na e da formação continuada. Decorrente das reflexões na formação, a tarefa desencadeou novas atividades investigativas e favoreceu a inserção da Modelagem na sala de aula para explorar dois conceitos destaques da Matemática: razão e proporcionalidade por meio do conceito de densidade. Os resultados indicam a avaliação positiva referente à tarefa desenvolvida e projeção de inserção de novas práticas de Modelagem (Matemática) pelos docentes à ação docente, ampliando assim a utilização da Modelagem na Educação no fazer do professor. No entanto, assinalam preocupação com o cumprimento das prescrições, dentre essas, os conteúdos programáticos que constam na matriz curricular de Matemática. Em relação aos estudantes que vivenciaram a tarefa implementada por uma das professoras, estes (re)organizaram as representações textualizadas inicialmente e significaram o conceito de densidade ao expressarem, verbalmente, o modelo matemático. O fizeram para realizar seu cálculo e ao utilizar o conceito para realizar argumentações durante o desenvolvimento da tarefa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danusa de Lara Bonotto, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo.

Doutoranda do PPG em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS, mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e graduada em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Atuou como docente nos níveis de ensino fundamental e médio e atualmente atua no ensino superior, sendo professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS. Possui experiência na área de Matemática e Educação Matemática com pesquisa principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de Matemática na educação básica e no ensino superior e formação inicial e continuada de professores.

Morgana Scheller, Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul-SC

Morgana Scheller é doutora em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Realizou também no período de doutoramento, estudos na Universidade de Salamanca (2015/2016) na modalidade de doutorado sanduíche em Didáctica de las Matemáticas. Possui também: (i) mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2009); (ii) especialização em Metodologia do Ensino de Matemática pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (2002); (iii) especialização em Gestão Escolar pela UDESC (2002), (iv) graduação em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1996); e (v) graduação em Pedagogia pela UNINTER (2017). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Rio do Sul , atuando nas disciplinas de Matemática para o Ensino Integrado e na formação de professores de matemática.Tem experiência na área de Educação Matemática, Formação de professores, com ênfase em Matemática, Formação continuação de professores das Feiras de Matemática, Projetos de Iniciação Científica, Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática e Estágio Supervisionado.

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Primeiro Grau pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), graduação em Licenciatura Em Ciências Habilitação Em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com atividades docentes na Faculdade de Educação e na Faculdade de Biociências. É professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Faculdade de Educação) e em Educação em Ciências e Matemática (Faculdade de Física). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: educar pela pesquisa, ciências, feiras e clubes de Ciências, educação e avaliação, formação e continuada de professores.

Downloads

Publicado

2020-01-05

Como Citar

Bonotto, D. de L., Scheller, M., & Lima, V. M. do R. (2020). Modelagem (matemática) e modelagem na educação: reflexos na e da formação continuada. Reflexão E Ação, 28(1), 235-253. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.9870

Edição

Seção

Relatos de Experiências