Amefricanas pedagogies: lélia gonzalez’s contributions to brazilian educational thought

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.17497

Keywords:

Lélia Gonzalez, Amefrican Pedagogies, Education

Abstract

This article presents some contributions of the Brazilian intellectual Lélia Gonzalez to Brazilian educational thought. We present the transformations that the Gonzalian theoretical framework experienced during its intellectual and political journey, starting from the 1970s, with the Marxist perspective, later arriving at the psychoanalytic paradigms, afrocentric and feminist based on descriptive and exploratory research . Regarding feminist theory, we do not intend to give priority to it in this text, focusing our attention on previous theories, especially Afrocentricity, the main foundation of an Amefrican pedagogical proposal.

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Author Biographies

Isabell Theresa Tavares Neri, UFPA

Doutoranda em educação pelo Programa de Pós-graduação em educação-PPGED da Universidade Federal do Pará-UFPA. Mestra em educação pela Universidade do Estado do Pará. Atuando nas áreas de gênero, educação popular e educação hospitalar, por meio do tripé: ensino, pesquisa e extensão. Educadora e pesquisa do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire-NEP-UEPA, associada ao Grupo de Estudos e Pesquisas "Eneida de Moraes"-GEPEM, e ao grupo de estudos sobre Adolescência e Juventude-GEPJUV.

Lúcia Isabel da Conceição Silva, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1991) e Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é professora Associada III do quadro efetivo do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, atuando como professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPA (2018-2020; 2020-2022). Militante e ativista de direitos humanos; Tem experiência na área de Psicologia, educação, direitos humanos e processos educativos nas periferias. Realiza pesquisas sobre Desenvolvimento humano de adolescentes e Jovens; Violências, risco e proteção na juventude, sobretudo jovens negros e negras e periféricos, racismo e relações raciais, gênero e feminismos. Tem ainda experiência em formação e assessoramento de professores da educação básica, movimentos de Educação Popular, formação sociopolítica de jovens, educadores sociais, mulheres e lideranças dos movimentos sociais. Coordena desde 2016 projeto de extensão de Educação Popular e cursinhos populares de preparação ao ingresso no Ensino Superior. Líder, desde 2012, do Grupo de pesquisas sobre adolescência e juventude e fatores de vulnerabilidade e proteção - GEPJUV/UFPA. Diretora Regional Norte da Associação Nacional Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira ? REDEJUBRA (2021-2023)

Published

2024-07-30

How to Cite

Neri, I. T. T., & Silva, L. I. da C. (2024). Amefricanas pedagogies: lélia gonzalez’s contributions to brazilian educational thought . Reflexão E Ação, 32(1), 82-97. https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.17497

Issue

Section

Artigos do Fluxo