Pedagogias Amefricanas: as metamorfoses educacionais de Lélia González

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.17497

Palavras-chave:

Lélia Gonzalez, Pedagogias Amefricanas, Educação

Resumo

Este artigo apresenta algumas contribuições da intelectual brasileira Lélia Gonzalez para o pensamento educacional brasileiro. Apontamos  as transformações que o arcabouço teórico gonzaleano experimentou durante a sua jornada intelectual e política, partindo da década de 1970 e iniciando com a perspectiva marxista, posteriormente chegando aos paradigmas psicanalíticos, afrocentrados e feministas a partir de uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório. Com relação à vertente feminista, não pretendemos dar prioridade à mesma nesse texto, focando as nossas atenções nas teorias anteriores, especialmente a Afrocentricidade, principal alicerce de uma proposta pedagógica amefricana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabell Theresa Tavares Neri, UFPA

Doutoranda em educação pelo Programa de Pós-graduação em educação-PPGED da Universidade Federal do Pará-UFPA. Mestra em educação pela Universidade do Estado do Pará. Atuando nas áreas de gênero, educação popular e educação hospitalar, por meio do tripé: ensino, pesquisa e extensão. Educadora e pesquisa do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire-NEP-UEPA, associada ao Grupo de Estudos e Pesquisas "Eneida de Moraes"-GEPEM, e ao grupo de estudos sobre Adolescência e Juventude-GEPJUV.

Lúcia Isabel, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1991) e Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é professora Associada III do quadro efetivo do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, atuando como professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPA (2018-2020; 2020-2022). Militante e ativista de direitos humanos; Tem experiência na área de Psicologia, educação, direitos humanos e processos educativos nas periferias. Realiza pesquisas sobre Desenvolvimento humano de adolescentes e Jovens; Violências, risco e proteção na juventude, sobretudo jovens negros e negras e periféricos, racismo e relações raciais, gênero e feminismos. Tem ainda experiência em formação e assessoramento de professores da educação básica, movimentos de Educação Popular, formação sociopolítica de jovens, educadores sociais, mulheres e lideranças dos movimentos sociais. Coordena desde 2016 projeto de extensão de Educação Popular e cursinhos populares de preparação ao ingresso no Ensino Superior. Líder, desde 2012, do Grupo de pesquisas sobre adolescência e juventude e fatores de vulnerabilidade e proteção - GEPJUV/UFPA. Diretora Regional Norte da Associação Nacional Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira ? REDEJUBRA (2021-2023)

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Neri, I. T. T., & Silva, L. I. da C. (2024). Pedagogias Amefricanas: as metamorfoses educacionais de Lélia González. Reflexão E Ação, 32(1), 82-97. https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.17497

Edição

Seção

Artigos do Fluxo