Pedagogías amefricanas: las metamorfosis educativas de lélia gonzalez

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.17497

Palabras clave:

Lélia Gonzalez, Pedagogias Ameafricanas, Educación

Resumen

Este artículo presenta algunas contribuciones de la intelectual brasileña Lélia Gonzalez al pensamiento educativo brasileño. Presentamos las transformaciones que experimentó el marco teórico gonzaliano durante su recorrido intelectual y político. A partir de la década de 1970 con la perspectiva marxista, llegando luego a los paradigmas psicoanalíticos, afrocéntrica y feminista basado en una investigación descriptiva y exploratoria . Sobre el aspecto feminista, no pretendemos darle prioridad en este texto,  centrando nuestra atención en las teorías anteriores, especialmente afrocentricidad, fundamento principal de una propuesta pedagógica ameafricana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabell Theresa Tavares Neri, UFPA

Doutoranda em educação pelo Programa de Pós-graduação em educação-PPGED da Universidade Federal do Pará-UFPA. Mestra em educação pela Universidade do Estado do Pará. Atuando nas áreas de gênero, educação popular e educação hospitalar, por meio do tripé: ensino, pesquisa e extensão. Educadora e pesquisa do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire-NEP-UEPA, associada ao Grupo de Estudos e Pesquisas "Eneida de Moraes"-GEPEM, e ao grupo de estudos sobre Adolescência e Juventude-GEPJUV.

Lúcia Isabel da Conceição Silva, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1991) e Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é professora Associada III do quadro efetivo do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, atuando como professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPA (2018-2020; 2020-2022). Militante e ativista de direitos humanos; Tem experiência na área de Psicologia, educação, direitos humanos e processos educativos nas periferias. Realiza pesquisas sobre Desenvolvimento humano de adolescentes e Jovens; Violências, risco e proteção na juventude, sobretudo jovens negros e negras e periféricos, racismo e relações raciais, gênero e feminismos. Tem ainda experiência em formação e assessoramento de professores da educação básica, movimentos de Educação Popular, formação sociopolítica de jovens, educadores sociais, mulheres e lideranças dos movimentos sociais. Coordena desde 2016 projeto de extensão de Educação Popular e cursinhos populares de preparação ao ingresso no Ensino Superior. Líder, desde 2012, do Grupo de pesquisas sobre adolescência e juventude e fatores de vulnerabilidade e proteção - GEPJUV/UFPA. Diretora Regional Norte da Associação Nacional Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira ? REDEJUBRA (2021-2023)

##submission.downloads##

Publicado

2024-07-30

Cómo citar

Neri, I. T. T., & Silva, L. I. da C. (2024). Pedagogías amefricanas: las metamorfosis educativas de lélia gonzalez. Reflexão E Ação, 32(1), 82-97. https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.17497

Número

Sección

Artigos do Fluxo