Voices from everyday life: teacher narratives as weavings of masculinities in school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19728

Keywords:

Education, Teacher narratives, Masculinities, Curriculum

Abstract

This study examines how teacher narratives integrate masculinity studies into the school context, using a social constructionist approach and narrative research. By analyzing teachers' accounts of experiences with masculinity, we seek to understand how these narratives incorporate gender issues into educational practices. The analysis revealed patterns highlighting challenges and opportunities in addressing masculinities. The results indicate that these narratives not only document experiences but also serve as tools for reflection and transformation. We conclude that their integration into teacher training can promote more inclusive and equitable educational environments.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

George Moraes De Luiz, Universidade Federal de Rondonópolis

Professor Adjunto do curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis. Na graduação, ministra disciplinas, preside o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e coordena o Serviço Reflexivo para Homens encaminhados pela Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do município de Rondonópolis (SER), em parceria com o Juizado da Vara da Família do município de Rondonópolis. Na pós-graduação lato sensu, ministra disciplinas e orienta nas Residências Multiprofissionais em Saúde do Adulto e do Idoso e em Saúde da Família. Na pós-graduação stricto sensu, ministra disciplinas e orienta no Programa de Mestrado em Educação. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (2008), onde desenvolveu um Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica (2005-2008) com bolsa do CNPq. Cursou disciplinas e desenvolveu atividades práticas no Mestrado Integrado em Psicologia e no Instituto da Infância, na Universidade do Minho, Braga, Portugal (2007-2008), com bolsa do Programa Santander Universidades. É Mestre (2011) e Doutor em Psicologia Social (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com bolsa CNPq no mestrado e bolsas CAPES e CNPq no doutorado, respectivamente. Realizou estágio doutoral no Grupo de Investigação de Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia (GESCIT), na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha (2014), com bolsa CAPES. Ganhador do Prêmio Jovem Investigador de Mérito em Psicologia da Saúde, concedido pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Porto, Portugal (2008). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construcionismo Social, Práticas Discursivas, Gênero e Masculinidades. E-mail: george@ufr.edu.br

Samuel Barros Rodrigues , Universidade Federal de Rondonópolis

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Rondonópolis, Mato Grosso. Voluntário de Iniciação Científica, tendo desenvolvido, no ano de 2023, o estudo intitulado “A diferença entre a formação do eu e a noção de su(je)ito na teoria lacaniana” e integrante do Projeto de Extensão: Serviço Reflexivo para homens encaminhados pela Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do município de Rondonópolis-MT.

Published

2025-02-27

How to Cite

Luiz, G. M. D. ., & Rodrigues , S. B. . (2025). Voices from everyday life: teacher narratives as weavings of masculinities in school. Reflexão E Ação, 32(2), 99-116. https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19728

Issue

Section

v.32, n.3 de 2024: “Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidian