Vozes do cotidiano: narrativas docentes como tessituras de masculinidades na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19728

Palavras-chave:

Educação, Narrativas docentes, Masculinidades, Currículo

Resumo

Este estudo examina como narrativas docentes integram estudos de masculinidades no contexto escolar, utilizando uma abordagem construcionista social e pesquisa narrativa. Ao analisar relatos de professores sobre experiências com masculinidade, buscamos entender como essas narrativas incorporam questões de gênero nas práticas educacionais. A análise revelou padrões que destacam desafios e oportunidades ao abordar masculinidades. Os resultados indicam que essas narrativas não apenas documentam experiências, mas também servem como ferramentas de reflexão e transformação. Concluímos que sua integração na formação docente pode promover ambientes educacionais mais inclusivos e equitativos.

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Biografia do Autor

George Moraes De Luiz, Universidade Federal de Rondonópolis

Professor Adjunto do curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis. Na graduação, ministra disciplinas, preside o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e coordena o Serviço Reflexivo para Homens encaminhados pela Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do município de Rondonópolis (SER), em parceria com o Juizado da Vara da Família do município de Rondonópolis. Na pós-graduação lato sensu, ministra disciplinas e orienta nas Residências Multiprofissionais em Saúde do Adulto e do Idoso e em Saúde da Família. Na pós-graduação stricto sensu, ministra disciplinas e orienta no Programa de Mestrado em Educação. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (2008), onde desenvolveu um Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica (2005-2008) com bolsa do CNPq. Cursou disciplinas e desenvolveu atividades práticas no Mestrado Integrado em Psicologia e no Instituto da Infância, na Universidade do Minho, Braga, Portugal (2007-2008), com bolsa do Programa Santander Universidades. É Mestre (2011) e Doutor em Psicologia Social (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com bolsa CNPq no mestrado e bolsas CAPES e CNPq no doutorado, respectivamente. Realizou estágio doutoral no Grupo de Investigação de Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia (GESCIT), na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha (2014), com bolsa CAPES. Ganhador do Prêmio Jovem Investigador de Mérito em Psicologia da Saúde, concedido pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Porto, Portugal (2008). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construcionismo Social, Práticas Discursivas, Gênero e Masculinidades. E-mail: george@ufr.edu.br

Samuel Barros Rodrigues, Universidade Federal de Rondonópolis

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Rondonópolis, Mato Grosso. Voluntário de Iniciação Científica, tendo desenvolvido, no ano de 2023, o estudo intitulado “A diferença entre a formação do eu e a noção de su(je)ito na teoria lacaniana” e integrante do Projeto de Extensão: Serviço Reflexivo para homens encaminhados pela Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do município de Rondonópolis-MT.

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Publicado

2025-02-27

Como Citar

Luiz, G. M. D. ., & Rodrigues , S. B. . (2025). Vozes do cotidiano: narrativas docentes como tessituras de masculinidades na escola. Reflexão E Ação, 32(2), 99-116. https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19728

Edição

Seção

v.32, n.3 de 2024: “Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidian