Voces de la vida cotidiana: narrativas docentes como tesituras de masculinidades en la escuela

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19728

Palabras clave:

Educación, Narrativas docentes, Masculinidades, Currículo

Resumen

Este estudio examina cómo las narrativas docentes integran los estudios de masculinidades en el contexto escolar, utilizando un enfoque construccionista social e investigación narrativa. Al analizar relatos de profesores sobre experiencias con la masculinidad, buscamos entender cómo estas narrativas incorporan cuestiones de género en las prácticas educativas. El análisis reveló patrones que destacan desafíos y oportunidades al abordar las masculinidades. Los resultados indican que estas narrativas no solo documentan experiencias, sino que también sirven como herramientas de reflexión y transformación. Concluimos que su integración en la formación docente puede promover entornos educativos más inclusivos y equitativos.

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Biografía del autor/a

George Moraes De Luiz, Universidade Federal de Rondonópolis

Professor Adjunto do curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis. Na graduação, ministra disciplinas, preside o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e coordena o Serviço Reflexivo para Homens encaminhados pela Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do município de Rondonópolis (SER), em parceria com o Juizado da Vara da Família do município de Rondonópolis. Na pós-graduação lato sensu, ministra disciplinas e orienta nas Residências Multiprofissionais em Saúde do Adulto e do Idoso e em Saúde da Família. Na pós-graduação stricto sensu, ministra disciplinas e orienta no Programa de Mestrado em Educação. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (2008), onde desenvolveu um Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica (2005-2008) com bolsa do CNPq. Cursou disciplinas e desenvolveu atividades práticas no Mestrado Integrado em Psicologia e no Instituto da Infância, na Universidade do Minho, Braga, Portugal (2007-2008), com bolsa do Programa Santander Universidades. É Mestre (2011) e Doutor em Psicologia Social (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com bolsa CNPq no mestrado e bolsas CAPES e CNPq no doutorado, respectivamente. Realizou estágio doutoral no Grupo de Investigação de Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia (GESCIT), na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha (2014), com bolsa CAPES. Ganhador do Prêmio Jovem Investigador de Mérito em Psicologia da Saúde, concedido pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Porto, Portugal (2008). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construcionismo Social, Práticas Discursivas, Gênero e Masculinidades. E-mail: george@ufr.edu.br

Samuel Barros Rodrigues , Universidade Federal de Rondonópolis

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Rondonópolis, Mato Grosso. Voluntário de Iniciação Científica, tendo desenvolvido, no ano de 2023, o estudo intitulado “A diferença entre a formação do eu e a noção de su(je)ito na teoria lacaniana” e integrante do Projeto de Extensão: Serviço Reflexivo para homens encaminhados pela Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do município de Rondonópolis-MT.

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Publicado

2025-02-27

Cómo citar

Luiz, G. M. D. ., & Rodrigues , S. B. . (2025). Voces de la vida cotidiana: narrativas docentes como tesituras de masculinidades en la escuela. Reflexão E Ação, 32(2), 99-116. https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19728

Número

Sección

v.32, n.3 de 2024: “Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidian