La educación profesional de las niñas en privación de libertad

Autores/as

  • Sílvia Danizete Pereira Barbosa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Raquel Quirino Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12914

Palabras clave:

Educación professional, Medida Socioeducativa de Internación, Relaciones de género.

Resumen

Este trabajo resulta de una investigación de maestría que buscó desvelar como se da la educación profesional de niñas adolescentes que cumplen una medida socioeducativa de internación en Minas Gerais, siendo el locus empírico el único Centro Socioeducativo Femenino existente en el estado. Se investigó la importancia de la oferta de esa modalidad educativa a esa parcela de la población por medio de entrevistas semiestructuradas con gestores de la institución y una rueda de prensa con un grupo de cinco adolescentes. Los datos recolectados fueron analizados por medio de análisis de contenido trayendo consideraciones sobre la escolarización, la profesionalización y las relaciones de género que atravesan la medida socioeducativa de internación.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sílvia Danizete Pereira Barbosa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Especialista em Práticas Socioeducativas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialista em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais pela Universidade Federal de Ouro Preto, Especialista em Políticas Públicas e Socioeducação da Escola Nacional de Socioeducação/Universidade de Brasília. Graduada em Administração pelo UNIFEMM - Centro Universitário de Sete Lagoas, em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Lavras e em Pedagogia pelo Uninter - Centro Universitário Internacional. Atualmente desenvolve atividades em Medida Socioeducativa de Internação na cidade de Sete Lagoas, leciona na Educação Básica e é Pesquisadora no Forquap-CEFET/MG nos temas de juventudes e vulnerabilidades sociais, projetos de vida, formação profissional em medidas socioeducativas e relações de gênero.

Raquel Quirino, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Pós-doutorado e Doutorado em Educação pela UFMG; Mestrado em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Professora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes e do Programa em Pós-Graduação em Educação Tecnológica; Líderdo Grupo de Pesquisa em Formação e Qualificação Profissional - FORQUAP no CEFET-MG. Pesquisadora e Docente nas áreas: Divisão Sexual do Trabalho; Trabalho-Educação; Relações de Gênero na Ciência & Tecnologia e na Educação Tecnológica; Didática e Formação Docente. Atua também como Consultora e Palestrante Educacional e Organizacional.

##submission.downloads##

Publicado

2020-01-05

Cómo citar

Barbosa, S. D. P., & Quirino, R. (2020). La educación profesional de las niñas en privación de libertad. Reflexão E Ação, 28(1), 128-143. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12914

Número

Sección

Artigos do Fluxo