A educação profissional de meninas em privação de liberdade

Autores

  • Sílvia Danizete Pereira Barbosa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Raquel Quirino Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12914

Palavras-chave:

Educação profissional, Medida Socioeducativa de Internação, Relações de Gênero.

Resumo

Este trabalho resulta de uma pesquisa de mestrado que buscou desvelar como se dá a educação profissional de meninas adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em Minas Gerais, sendo o lócus empírico o único Centro Socioeducativo feminino existente no estado. Investigou-se a importância da oferta dessa modalidade educativa a essa parcela da população por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores da instituição e entrevista coletiva com um grupo de cinco adolescentes. Os dados coletados foram analisados por meio de análise de conteúdo trazendo considerações sobre a escolarização, a profissionalização e as relações de gênero que perpassam a medida socioeducativa de internação.

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Biografia do Autor

Sílvia Danizete Pereira Barbosa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Especialista em Práticas Socioeducativas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialista em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais pela Universidade Federal de Ouro Preto, Especialista em Políticas Públicas e Socioeducação da Escola Nacional de Socioeducação/Universidade de Brasília. Graduada em Administração pelo UNIFEMM - Centro Universitário de Sete Lagoas, em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Lavras e em Pedagogia pelo Uninter - Centro Universitário Internacional. Atualmente desenvolve atividades em Medida Socioeducativa de Internação na cidade de Sete Lagoas, leciona na Educação Básica e é Pesquisadora no Forquap-CEFET/MG nos temas de juventudes e vulnerabilidades sociais, projetos de vida, formação profissional em medidas socioeducativas e relações de gênero.

Raquel Quirino, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Pós-doutorado e Doutorado em Educação pela UFMG; Mestrado em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Professora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes e do Programa em Pós-Graduação em Educação Tecnológica; Líderdo Grupo de Pesquisa em Formação e Qualificação Profissional - FORQUAP no CEFET-MG. Pesquisadora e Docente nas áreas: Divisão Sexual do Trabalho; Trabalho-Educação; Relações de Gênero na Ciência & Tecnologia e na Educação Tecnológica; Didática e Formação Docente. Atua também como Consultora e Palestrante Educacional e Organizacional.

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Publicado

2020-01-05

Como Citar

Barbosa, S. D. P., & Quirino, R. (2020). A educação profissional de meninas em privação de liberdade. Reflexão E Ação, 28(1), 128-143. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12914

Edição

Seção

Artigos do Fluxo