Transformações sociais e interações escola-família no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.13161

Palavras-chave:

Família, Transformações sociais, Ensino fundamental, Relação escola e família.

Resumo

A literatura consultada e o discurso dos professores indicam uma “tensão” existente entre escola e família. Esta pesquisa teve por objetivo caracterizar as concepções de família e seu papel no processo de escolarização dos filhos presentes no discurso de professores de redes municipais de ensino no Oeste catarinense. Os dados foram coletados, via questionário, com 111 professores de cinco municípios, escolhidos mediante critérios. Os resultados indicam saber docente apoiado num modelo idealizado de família nuclear e na falta de elementos conceituais para a compreensão das transformações em curso.

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Biografia do Autor

Odilon Luiz Poli, Universidade comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Formado em Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação pela Unicamp, professor do do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração(PPGCCA), ambos da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Chapecó, Santa Catarina, Brasil. E-mail: .

Nadir Zago, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Doutora em Educação pela Université Paris Descartes (França). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Endereço: Servidão Anjo da Guarda, n. 295-D, bairro Efapi, CEP 89809-900, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Edivaldo José Bortoleto, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Endereço: Servidão Anjo da Guarda, n. 295-D, bairro Efapi, CEP 89809-900, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2020-01-05

Como Citar

Poli, O. L., Zago, N., & Bortoleto, E. J. (2020). Transformações sociais e interações escola-família no ensino fundamental. Reflexão E Ação, 28(1), 220-234. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.13161

Edição

Seção

Artigos do Fluxo