Narrativas de si na visibilidade das telas hiperconectadas: reflexões sobre ‘selfies’, Instagram e pedagogias culturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.14438

Palavras-chave:

Selfie. Instagram. Identidades. Cibercultura. Pedagogias Culturais.

Resumo

Situado na vertente pós-estruturalista do campo dos Estudos Culturais em Educação, este artigo problematiza e discute as práticas de selfie e os usos do aplicativo Instagram, propondo uma reflexão sobre o potencial pedagógico destes artefatos culturais e sociais enquanto implicados na educação e produção de determinadas formas de ser e de atuar no mundo. Amparado pelas relevantes considerações de Gilles Lipovetsky, articula a essa perspectiva a fluidez imagética característica das práticas da cibercultura, alinhado à compreensão de que o tempo hipermoderno possui marcas de uma cultura que enfatiza a visibilidade e o presente como preceitos fundamentais para a produção e o consumo de imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia da Fonseca Lopes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Rio Grande - RS

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - PPGEDU/FURG, integrante do Nós do Sul - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas - IE/FURG. Bacharela em Psicologia pela mesma Universidade.

Dinah Quesada Beck, Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Rio Grande - RS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora-adjunta do Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU/FURG. Professora Pesquisadora do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero - GEERGE/CNPq/UFRGS, do Grupo de Estudos de Educação Infantil e Infâncias - GEIN/CNPq/UFRGS e do Nós do Sul - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas - CNPq/FURG, no qual é vice-líder.

Downloads

Publicado

2020-08-28

Como Citar

Lopes, J. da F., & Beck, D. Q. (2020). Narrativas de si na visibilidade das telas hiperconectadas: reflexões sobre ‘selfies’, Instagram e pedagogias culturais. Reflexão E Ação, 28(3), 151-165. https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.14438

Edição

Seção

Artigos do Fluxo