Educação e Trabalho: Ensino técnico integrado ao ensino médio dos Institutos Federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16358

Palavras-chave:

Educação e trabalho. Ensino Médio Integrado. Adolescência. Psicologia Histórico-Cultural.

Resumo

Este artigo analisa, por meio do referencial da Psicologia Histórico-Cultural, como os adolescentes, atendidos pela Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, dos Institutos Federais, compreendem a relação entre escola e trabalho. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com alunos de um dos campi do Instituto Federal do Paraná – IFPR. Demonstra o mérito desse modelo educacional em proporcionar o entendimento da relação entre conhecimento científico, desenvolvimento psíquico e compreensão da realidade, mas que, concomitantemente, concorre em desvantagem com uma visão utilitarista da escola.

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Biografia do Autor

Rafaela Batista Santarosa, Instituto Federal do Paraná

Psicóloga escolar no Instituto Federal do Paraná. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual do Paraná.

Zária Fátima de Rezende Gonzalez Leal, Universidade Estadual de Maringá

Professora associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e supervisora de estágio em psicologia escolar. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, formação da consciência, adolescência, adolescência em conflito com a lei, queixa escolar e problemas no processo de escolarização. Tem realizado e participado de pesquisas em queixa escolar, violência escolar, afetividade e adolescência a partir da perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural.

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Publicado

2021-11-22

Como Citar

Santarosa, R. B., & Leal, Z. F. de R. G. (2021). Educação e Trabalho: Ensino técnico integrado ao ensino médio dos Institutos Federais. Reflexão E Ação, 29(3), 26-40. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16358

Edição

Seção

Dossiê temático: Ensino Médio e Educação Integral na América Latina