O quarto de Alice: o enigma da infância e suas palavras mudas – um regime estético na educação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.18818

Palavras-chave:

infância, palavra muda, Rancière, cenas de dissenso, regime estético da arte

Resumo

A partir de uma cena infantil busca-se pensar a relação entre o enigma da infância (Larrosa) e a palavra muda (Rancière). Operamos um deslocamento do conceito ranciereano para analisar as contribuições que pode aportar à discussão sobre a infância e o seu papel na educação. Discute-se uma aproximação entre o conceito de regime de identificação das artes e um possível regime de identificação da infância. Através de uma discussão teórica entre aspectos estéticos e políticos, na esteira de uma metodologia por cenas, exploramos algumas redes de significações sobre uma política da infância para além das polícias da infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Bertoncini Vicenzi, Universidade do Planalto Catarinense

Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC). Coordenador adjunto do PPGE/UNIPLAC. Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade do Porto/Portugal, com intercâmbio à Université Paris IV - Sorbonne (ERASMUS 2013/2014). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Pedagogia pela UNIPAR. Integrante do Núcleo de Pesquisas em Educação Básica da UNIPLAC (NUPEB - políticas, estéticas e diferenças). Coordenador do Comitê Científico do Eixo de Filosofia da Educação da Anped/Sul. Membro do Núcleo de Estudos de Filosofia e Infância (NEFI/UERJ), membro do Aesthetics, Politics and Knowledge Research Group, do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (IF-UP) e membro do Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (LEFIS/UFSC). Possui interesses na área de filosofia da infância, filosofia da diferença e Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Vicenzi, V. B. . (2024). O quarto de Alice: o enigma da infância e suas palavras mudas – um regime estético na educação?. Reflexão E Ação, 32(1), 37-50. https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.18818

Edição

Seção

Artigos do Fluxo