Avaliação da aprendizagem de línguas à luz de uma abordagem multimidiática e multimodal
Palavras-chave:
Avaliação, Ensino remoto emergencial, Multimodalidade, Formação de professores.Resumo
O modelo de ensino remoto nos trouxe a emergência de repensar as práticas pedagógicas, que desencadeiam um processo avaliativo mais centrado no processo da aprendizagem do que numa nota final. Com isso em mente, nosso objetivo é discutir as percepções docentes sobre a avaliação em aula durante o período de ensino remoto emergencial (ERE) impulsionado pela pandemia da COVID-19. Assim, foi realizado um questionário com professores de línguas integrantes de um grupo de pesquisa de uma universidade privada do sul do Brasil, o qual se ocupa de temáticas ligadas à formação de professores, letramentos e identidades. Para trabalhar os dados que emergiram das respostas, usamos a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) e os discutimos à luz de teóricos que fundamentam o estudo. A partir das análises, propomos práticas multimidiáticas e multimodais para o ensino de línguas, sugerindo a “Aprendizagem baseada em Projetos” (MORAN, 2018) como uma abordagem que pode contribuir para a avaliação formativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.