Avaliação da aprendizagem de línguas à luz de uma abordagem multimidiática e multimodal

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino remoto emergencial, Multimodalidade, Formação de professores.

Resumo

O modelo de ensino remoto nos trouxe a emergência de repensar as práticas pedagógicas, que desencadeiam um processo avaliativo mais centrado no processo da aprendizagem do que numa nota final. Com isso em mente, nosso objetivo é discutir as percepções docentes sobre a avaliação em aula durante o período de ensino remoto emergencial (ERE) impulsionado pela pandemia da COVID-19. Assim, foi realizado um questionário com professores de línguas integrantes de um grupo de pesquisa de uma universidade privada do sul do Brasil, o qual se ocupa de temáticas ligadas à formação de professores, letramentos e identidades. Para trabalhar os dados que emergiram das respostas, usamos a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) e os discutimos à luz de teóricos que fundamentam o estudo. A partir das análises, propomos práticas multimidiáticas e multimodais para o ensino de línguas, sugerindo a “Aprendizagem baseada em Projetos” (MORAN, 2018) como uma abordagem que pode contribuir para a avaliação formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-01-06

Como Citar

Frank Kersch, D., & Fettermann, J. V. (2022). Avaliação da aprendizagem de línguas à luz de uma abordagem multimidiática e multimodal. Rizoma, 11(1), 4-22. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/article/view/17442