Dupla personalidade: a estrutura narrativa de Broad City na internet e na televisão

Autores

  • Patrícia Azambuja Universidade Federal do Maranhão
  • Vanessa Cutrim Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v6i1.8466

Palavras-chave:

ficção, estrutura narrativa, websérie, sitcom

Resumo

A ficção remete a certa oposição à realidade, em contrapartida, prescinde aspectos de verossimilhança para se fazer reconhecível. O quanto de distinção e semelhança as diferentes estruturas narrativas evocam é a questão central neste trabalho, que incorpora como metodologia exploratória a decupagem destes aspectos em Broad City, tanto na sua versão para WEB quanto para TV: foco narrativo, caracterização das personagens, espaço, tempo e, inevitavelmente, recursos estéticos utilizados nas cenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Azambuja, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Psicologia Social pela UERJ, mestre em Artes Visuais pela UNESP e pesquisadora vinculada ao Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação - ObEEC/ UFMA. Autora do livro Televisão Híbrida: recepção de TV sob a perspectiva sociotécnica da Teoria Ator-rede, também coordenou o projeto de pesquisa Comunicação Expandida II (Financiamento FAPEMA). Email: patriciaazambuja@yahoo.com.br.

Vanessa Cutrim, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Rádio e TV, pela Universidade Federal do Maranhão.

Downloads

Publicado

2018-01-03

Como Citar

Azambuja, P., & Cutrim, V. (2018). Dupla personalidade: a estrutura narrativa de Broad City na internet e na televisão. Rizoma, 6(1), 29-44. https://doi.org/10.17058/rzm.v6i1.8466

Edição

Seção

Artigos