Formação continuada em leitura: o olhar do professor para o uso de estratégias de pré-leitura na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14459

Palavras-chave:

Formação de professores. Leitura. Estratégias metacognitivas. Pré-leitura.

Resumo

Este artigo apresenta a Oficina de Pré-leitura, uma das ações do Projeto Ler & Educar: formação continuada de professores de Santa Catarina (OBEDUC/CAPES), desenvolvido em rede pela UFSC (Florianópolis), UFFS (Chapecó) e UNESC (Criciúma). A ação apresentada neste artigo, fundamentada nos pressupostos da Psicolinguística, foi oferecida aos docentes das escolas participantes do projeto, em Chapecó, com o objetivo de ensiná-los, a partir dos processos metacognitivos envolvidos na leitura, a utilizar estratégias de pré-leitura durante as aulas, como recursos para auxiliar os alunos ao longo do processo de compreensão leitora. A metodologia compreendeu o ensino direto de estratégias metacognitivas na pré-leitura, no formato de oficinas, com o uso de ferramentas audiovisuais e atividades interativas que favoreceram a ação/reflexão sobre os processos metacognitivos envolvidos na compreensão leitora. A ação se constituiu em um momento importante para a reflexão da prática docente daquele grupo. O resultado foi avaliado por meio de um questionário, cujas respostas apontaram para o reconhecimento dos participantes da contemporaneidade, pertinência e contribuição do conteúdo proposto para suas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GROSSMAN, P. L.; WILSON, S. M.; SHULMAN, L. S. Teachers of Substance: Subject Matter Knowledge for Teaching (P. de Vicente Rodríguez, trans.). Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, v. 9, n. 2, p. 24, 2005.

GROSSMAN, P. L.; SHULMAN, L. S. Knowing, believing, and the teaching of English. In: SHANAHAN, T. (Ed.) Teachers thinking, teachers knowing. Reflections on literacy and language education. National Council of Teachers of English, NCTE, 1994.

KLEIMAN, A. Formação do professor: retrospectivas e perspectivas na pesquisa. In: KLEIMAN, A. (Org.) A formação do professor. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2001. p.13-35.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura – teoria e prática. 15ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013 [2000]. Publicado originalmente em 2000.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas, SP: Pontes. 12ª ed. 2009.

LAJOIE, Susanne P. Metacognition, Self Regulation, and Self-regulated Learning: A Rose by any other Name? Educ. Psychol. Ver. (2008) 20:469–475. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10648-008-9088-1. Acesso em 18 abr. 2019.

LIFESTYLE, F.R. Reading: Comprehension strategies that work: Improve your Reading Comprehension for academics, accelerated learning, professional career, and more - in ... lifestyle, professional, career, interview). Edição do Kindle, 2015.

MIGUEL, Emílio S. PÉREZ, Ricardo G. PARDO, Javier R. Leitura em sala de aula: como ajudar os professores a formar bons leitores. Porto Alegre: Penso, 2012.

PARIS, S. G. LIPSON, M. Y. WIXSON, K. K. Becoming a strategic reader. In: RUDELL, R. B.; RUDELL, M. R.; SINGER, H. (Ed.). Theoretical models and processes of reading. 4. ed. Newark, Delaware: International Reading Association. Moodle. 1994. p. 788-810

PEROZA, Odaleia T. Ensinar e aprender a ler: os projetos de leitura na escola. 2019. 122 p. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC. 2019.

READENCE, J. E. MOORE, D.W. RICKELMAN, R. J. Prereading Activities for Content Area Reading and Learning. International Reading Association. Newark, Delaware, USA. 2000.

ROJO, Roxane H. R. Modelização didática e planejamento: duas práticas esquecidas do professor. In: KLEIMAN, A. (Org.) A formação do professor. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2001. p.313-335.

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação Formal e Mulher: Um Balanço Parcial da Bibliografia. In: Costa, A e Bruschini, C. (orgs.). Uma Questão de Gênero. Rio de Janeiro e São Paulo: Rosa dos Tempos e Fundação Chagas, 1992.

RÖSING, TANIA M. K. A formação do professor e a questão da leitura. Editora da UPF: Passo Fundo, 2001.

SCLIAR-CABRAL, Leonor. Inter-relação entre o biológico e o cultural: psicolinguística e educação. In: MAIA, Marcus (org.). Psicolinguística e educação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2018, p. 25-55.

SHANAHAN, Timothy; SHANAHAN, Cynthia. What is disciplinary literacy and why does it matter? Topics in language disorders, v. 32, n. 1, p. 7-18, 2012.

SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. In: Cadernos do CENPEC, 2014, v.4, n.2. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293. Acesso em 28 set. 2019.

SOUZA, Ana Claudia de. BACK, Angela Cristina de P. FINGER-KRATOCHVIL, Claudia. Projeto Ler & educar: formação continuada de professores da rede pública de SC. Programa Observatório da Educação, Edital no. 049/2012/CAPES.

SOUZA, Ana Cláudia de. Cognição, aprendizagem e língua. In: SOUZA, Ana Cláudia de. GARCIA, Wladimir Antônio da C. A produção de sentidos e o leitor: os caminhos da memória. Florianópolis, SC: NUC/CED/UFSC. 2012a, p. 23-106.

SOUZA, Ana Cláudia de. SALETE, Maria. O professor leitor e o ensino da competência leitora. Signo. Santa Cruz do Sul, v.43, n. 77, p. 143-159, maio/ago 2018.

SOUZA, Ana Cláudia de. CARVALHO, Margarete G. M. de. Professor-leitor: o que dizem as pesquisas brasileiras? Artigo em fase de submissão. 2019.

STERNBERG, Robert J. Psicologia cognitiva. Tradução da 5ª Edição Norte-Americana. SP: Cengage Learning Edições Ltda. 2010.

SWEET, Anne Polselli; SNOW, Catherine E. Rethinking Reading Comprehension. Solving Problems in the Teaching of Literacy. Guilford Publications, Inc., New York, NY, 2003.

TARDIFF, M. Saberes Docentes e formação profissional. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

VIANIN, Pierre. Estratégias de ajuda a alunos com dificuldade de aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Como Citar

Carvalho, M. G. M. de, Mulinari, E. T. N., & Finger-Kratochvil, C. (2020). Formação continuada em leitura: o olhar do professor para o uso de estratégias de pré-leitura na sala de aula. Signo, 45(82), 160-172. https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14459

Edição

Seção

PPGL Unisc: 15 anos de pesquisa em leitura