Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional

Autores

  • Cristiane Fuzer Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Letras Vernáculas Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Anidene de Siqueira Cecchin Instituto São José e UFSM http://orcid.org/0000-0003-0657-6935

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.15891

Palavras-chave:

Pedagogia de Gênero, Ciclo de Ensino e Aprendizagem, Relato biográfico, Ideação, Avaliatividade

Resumo

Este trabalho parte de uma pesquisa-ação em contexto escolar, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, que envolveu atividades de Desconstrução e Construção conjunta, as quais integram o Ciclo de Ensino e Aprendizagem da Pedagogia com base em Gêneros de Texto da Escola de Sydney. A partir de uma abordagem qualitativa, analisamos as duas versões do texto produzido conjuntamente pelos participantes do projeto Ateliê de Textos, com o objetivo de verificar a aproximação ao propósito sociocomunicativo e à estrutura esquemática do relato biográfico a partir dos recursos linguísticos típicos desse gênero na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. A análise focaliza, no componente verbal, os sistemas semântico-discursivos de Ideação e Avaliatividade e a comparação das duas versões quanto aos estratos contextual, semântico-discursivo e gramatical do sistema linguístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Letras Vernáculas Programa de Pós-Graduação em Letras

Professora do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria

Anidene de Siqueira Cecchin, Instituto São José e UFSM

Professora de Língua Portuguesa do Instituto São José. Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CECCHIN, A. S.; FUZER, C. Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de biografias multimodais. Caderno Didático. Santa Maria: UFSM, PPGL, 2018.

CECCHIN, A. S.; MOURA, C. B.; FUZER, C. (Org.) Pessoas especiais, histórias extraordinárias. Santa Maria, RS: UFSM, CAL, Ateliê de Textos, 2018.

CECCHIN, A. S. Investigação de uma proposta de produção de histórias com base na Linguística Sistêmico-Funcional. Registro GAP/CAL nº 046116. Santa Maria, CAL, UFSM, 2017.

CHRISTIE, F; DEREWIANKA, B. School Discourse: Learning to Write Across the Years of Schooling. Continuun: New York, 2008.

FUZER, C. Ateliê de Textos: práticas orientadoras para produção e avaliação de textos na perspectiva sistêmico-funcional. Registro GAP/CAL nº 040190. Santa Maria: CAL, UFSM, 2016a. Disponível em: www.ufsm.br/ateliedetextos. Acesso em: 06 set. 2019.

FUZER, C. Produção textual na escola: subsídios para formação do professor. Santa Maria: UFSM, CAL, DLV, 2016b.

FUZER, C. Bilhete orientador como instrumento de interação no processo ensino-aprendizagem de produção textual. Letras, Santa Maria, n. 44, p. 213-245, 2012.

HALLIDAY, M. A. K. Introduction to Functional Grammar, London: Edward Arnold, 1985.

HALLIDAY, M.; MATTHIESSEN, C.M.I.M. Introduction to functional grammar. London: Routledge, 2014.

HALLIDAY; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.

MARTIN, J. English text: System and Structure. Philadelphia, Amsterdam: John

Benjamins Publishing Company, 1992.

MARTIN, J. R.; WHITE, P. R. R. The language of evaluation: appraisal in English.

Palgrave Macmillan: New York, 2005.

MARTIN, J. R.; ROSE, D. Genre Relations: Mapping Culture. Equinox: UK, 2008.

MARTIN, J.; ROSE, D. Working with discourse: meaning beyond the clause. London: Continuum, 2007.

MENEGASSI, R.J.; GASPAROTTO, D.M. Revisão dialógica: princípios teórico-metodológicos. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 19, n. 1, p. 107-124, jan./abr. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-190107-4518.

OLIVEIRA, S.M.N. Relatos autobiográficos à luz da Pedagogia de Gêneros: uma trajetória com intervenção em classe de alunos de PROEJA. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017. Disponível em: <http://www.isfla.org/Systemics/Print/Theses/doNascimento.pdf>. Acesso em: 08 set. 2019.

PIRES, Z. C. Unindo as pontas da teoria e da prática: contribuições da Pedagogia de Gêneros sob o viés da Linguística Sistêmico-Funcional na leitura e na escrita de notícias jornalísticas. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

ROSE, D.; MARTIN, J. R. Learning to Write, Reading to Learn: Genre, Knowledge and Pedagogy in the Sydney School. London: Equinox, 2012.

SANTORUM, K.A.T. O efeito tridimensional obtido com o Ciclo Reading to Learn – a conscientização de uma metalinguagem pedagógica – emoldurado pela Linguística Sistêmico-Funcional. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

SILVA, V. M. Ciclo de Ensino Aprendizagem na escola e estórias escritas: um estudo dos problemas fono-ortográficos. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) – Universidade de Pernambuco, 2016.

SOUSA, M. Ciclo de ensino, gramática e contexto: um estudo do uso dos processos em estórias. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) – Universidade de Pernambuco, 2016.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. 18º Ed. São Paulo: Cortez, São Paulo, 2011.

VIAN JR., O. Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística Aplicada e Linguística Educacional. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na modernidade recente: festschriff para Antonieta Celani. 1º Edição, Cap. 5, São Paulo: Parábola, 2013.

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

Fuzer, C., & Cecchin, A. de S. (2021). Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional. Signo, 46(86), 23-41. https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.15891

Edição

Seção

v. 46, número 86: Programa Ler para Aprender (PLA) e suas potencialidades