Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.15891Palabras clave:
Pedagogia de Gênero, Ciclo de Ensino e Aprendizagem, Relato biográfico, Ideação, AvaliatividadeResumen
Este trabalho parte de uma pesquisa-ação em contexto escolar, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, que envolveu atividades de Desconstrução e Construção conjunta, as quais integram o Ciclo de Ensino e Aprendizagem da Pedagogia com base em Gêneros de Texto da Escola de Sydney. A partir de uma abordagem qualitativa, analisamos as duas versões do texto produzido conjuntamente pelos participantes do projeto Ateliê de Textos, com o objetivo de verificar a aproximação ao propósito sociocomunicativo e à estrutura esquemática do relato biográfico a partir dos recursos linguísticos típicos desse gênero na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. A análise focaliza, no componente verbal, os sistemas semântico-discursivos de Ideação e Avaliatividade e a comparação das duas versões quanto aos estratos contextual, semântico-discursivo e gramatical do sistema linguístico.Descargas
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