O menino e a cantiga: literatura e música em Mário de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v47i89.17185Palavras-chave:
Mário de Andrade, Poesia, MúsicaResumo
A partir do pressuposto da correlação entre diferentes esferas da obra de Mário de Andrade, o presente artigo se propõe a analisar as relações entre literatura e música na poesia de Mário de Andrade. Para tanto, examina as articulações com a música desde o seu primeiro livro de poemas, Pauliceia desvairada, ao derradeiro, Lira paulistana, e as transformações decorrentes das relações entre arte erudita e popular em torno dos problemas da nacionalização e da politização da arte no Brasil dos anos 1920 aos anos 1940. Fundamentado, principalmente, em textos críticos, folclóricos e historiográficos de Mário de Andrade (1974; 1991; 2019; 1982; 1972; 1998; 1977; 1976), o artigo procura compreender a sua poesia a partir dos problemas da transposição erudita dos processos de criação musical do folclore e do cancioneiro popular brasileiros.
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