O menino e a cantiga: literatura e música em Mário de Andrade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v47i89.17185

Palavras-chave:

Mário de Andrade, Poesia, Música

Resumo

A partir do pressuposto da correlação entre diferentes esferas da obra de Mário de Andrade, o presente artigo se propõe a analisar as relações entre literatura e música na poesia de Mário de Andrade. Para tanto, examina as articulações com a música desde o seu primeiro livro de poemas, Pauliceia desvairada, ao derradeiro, Lira paulistana, e as transformações decorrentes das relações entre arte erudita e popular em torno dos problemas da nacionalização e da politização da arte no Brasil dos anos 1920 aos anos 1940. Fundamentado, principalmente, em textos críticos, folclóricos e historiográficos de Mário de Andrade (1974; 1991; 2019; 1982; 1972; 1998; 1977; 1976), o artigo procura compreender a sua poesia a partir dos problemas da transposição erudita dos processos de criação musical do folclore e do cancioneiro popular brasileiros.

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Biografia do Autor

Tiago Hermano Breunig, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Breunig, T. H. (2022). O menino e a cantiga: literatura e música em Mário de Andrade. Signo, 47(89), 30-38. https://doi.org/10.17058/signo.v47i89.17185