O menino e a cantiga: literatura e música em Mário de Andrade
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v47i89.17185Mots-clés :
Mário de Andrade, Poesia, MúsicaRésumé
A partir do pressuposto da correlação entre diferentes esferas da obra de Mário de Andrade, o presente artigo se propõe a analisar as relações entre literatura e música na poesia de Mário de Andrade. Para tanto, examina as articulações com a música desde o seu primeiro livro de poemas, Pauliceia desvairada, ao derradeiro, Lira paulistana, e as transformações decorrentes das relações entre arte erudita e popular em torno dos problemas da nacionalização e da politização da arte no Brasil dos anos 1920 aos anos 1940. Fundamentado, principalmente, em textos críticos, folclóricos e historiográficos de Mário de Andrade (1974; 1991; 2019; 1982; 1972; 1998; 1977; 1976), o artigo procura compreender a sua poesia a partir dos problemas da transposição erudita dos processos de criação musical do folclore e do cancioneiro popular brasileiros.
Téléchargements
Références
ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. 5. ed. São Paulo: Martins; Brasília, INL, 1974.
______. Aspectos da música brasileira. Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Villa Rica, 1991.
______. Aspectos do folclore brasileiro. São Paulo: Global, 2019.
______. [Correspondência]. Destinatário: Francisco Mignone. [S. l.], 15 out. 1942. 1 carta. Série Manuscritos Mário de Andrade: Café. Acervo Mário de Andrade, IEB, USP. Ref.: MA-C-CAMMA 341.
______. Danças dramáticas do Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; Brasília: INL, 1982. (Tomo 2)
______. Ensaio sobre a música brasileira. 3. ed. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1972.
______. Introdução a Shostakovich. In: COLI, Jorge. Música final: Mário de Andrade e sua coluna jornalística Mundo musical. Campinas, UNICAMP, 1998.
______. Macobêba. In: ______. Os filhos da Candinha. Rio de Janeiro: Agir, 2008.
______. Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013a.
______. O banquete. São Paulo: Duas Cidades, 1977.
______. Obra imatura. Rio de Janeiro: Agir, 2009.
______. Pequena história da música. 7. ed. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1976.
______. Poesias completas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013b. (vol. 1)
______. Poesias completas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013c. (vol. 2)
COLI, Jorge. Mário de Andrade: introdução ao pensamento musical. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 12, p. 111-136, 1972.
______. Música final: Mário de Andrade e sua coluna jornalística Mundo musical. Campinas, UNICAMP, 1998.
COMPAGNON, Antoine. Os antimodernos: de Joseph de Maistre a Roland Barthes. Trad. Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
SOUZA, Gilda de Mello e. O tupi e o alaúde: uma interpretação de Macunaíma. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.
SPITZER, Leo. Ideas clássica y Cristiana de la harmonia del mundo: prolegómenos a uma interpretación de la palavra “stimmung”. Madrid: Abada Editores, 2008.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.