O menino e a cantiga: literatura e música em Mário de Andrade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v47i89.17185

Palabras clave:

Mário de Andrade, Poesia, Música

Resumen

A partir do pressuposto da correlação entre diferentes esferas da obra de Mário de Andrade, o presente artigo se propõe a analisar as relações entre literatura e música na poesia de Mário de Andrade. Para tanto, examina as articulações com a música desde o seu primeiro livro de poemas, Pauliceia desvairada, ao derradeiro, Lira paulistana, e as transformações decorrentes das relações entre arte erudita e popular em torno dos problemas da nacionalização e da politização da arte no Brasil dos anos 1920 aos anos 1940. Fundamentado, principalmente, em textos críticos, folclóricos e historiográficos de Mário de Andrade (1974; 1991; 2019; 1982; 1972; 1998; 1977; 1976), o artigo procura compreender a sua poesia a partir dos problemas da transposição erudita dos processos de criação musical do folclore e do cancioneiro popular brasileiros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiago Hermano Breunig, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Citas

ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. 5. ed. São Paulo: Martins; Brasília, INL, 1974.

______. Aspectos da música brasileira. Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Villa Rica, 1991.

______. Aspectos do folclore brasileiro. São Paulo: Global, 2019.

______. [Correspondência]. Destinatário: Francisco Mignone. [S. l.], 15 out. 1942. 1 carta. Série Manuscritos Mário de Andrade: Café. Acervo Mário de Andrade, IEB, USP. Ref.: MA-C-CAMMA 341.

______. Danças dramáticas do Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; Brasília: INL, 1982. (Tomo 2)

______. Ensaio sobre a música brasileira. 3. ed. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1972.

______. Introdução a Shostakovich. In: COLI, Jorge. Música final: Mário de Andrade e sua coluna jornalística Mundo musical. Campinas, UNICAMP, 1998.

______. Macobêba. In: ______. Os filhos da Candinha. Rio de Janeiro: Agir, 2008.

______. Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013a.

______. O banquete. São Paulo: Duas Cidades, 1977.

______. Obra imatura. Rio de Janeiro: Agir, 2009.

______. Pequena história da música. 7. ed. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1976.

______. Poesias completas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013b. (vol. 1)

______. Poesias completas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013c. (vol. 2)

COLI, Jorge. Mário de Andrade: introdução ao pensamento musical. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 12, p. 111-136, 1972.

______. Música final: Mário de Andrade e sua coluna jornalística Mundo musical. Campinas, UNICAMP, 1998.

COMPAGNON, Antoine. Os antimodernos: de Joseph de Maistre a Roland Barthes. Trad. Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

SOUZA, Gilda de Mello e. O tupi e o alaúde: uma interpretação de Macunaíma. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.

SPITZER, Leo. Ideas clássica y Cristiana de la harmonia del mundo: prolegómenos a uma interpretación de la palavra “stimmung”. Madrid: Abada Editores, 2008.

##submission.downloads##

Publicado

2022-06-30

Cómo citar

Breunig, T. H. (2022). O menino e a cantiga: literatura e música em Mário de Andrade. Signo, 47(89), 30-38. https://doi.org/10.17058/signo.v47i89.17185