Um estudo sobre aspectos musicais e a paisagem sonora de Os sinos da agonia, de Autran Dourado

Autores

Palavras-chave:

paisagem sonora, música, literatura, Autran Dourado

Resumo

Este trabalho trata da influência que elementos musicais podem exercer na prosa literária. Analisamos o romance Os sinos da Agonia (1974), do escritor mineiro Autran Dourado, e buscamos demonstrar como o recurso a referências musicais e sonoras desempenha um papel importante na estruturação da narrativa, participando da ambientação e da caracterização de personagens. Para tanto, fundamentamo-nos na obra de Solange Ribeiro de Oliveira (2002), pesquisadora que se dedica ao estudo das relações entre música e literatura e apresenta o conceito de “metáfora musical”, caro à realização deste trabalho. Além disso, empregamos o conceito de “paisagem sonora”, cunhado por Raymond Murray Schafer (2011) e introduzido por Gérson Werlang (2011) no âmbito da teoria literária. Ao se referir ao nosso ambiente acústico, isto é, o conjunto de sons que integram o nosso cotidiano, Schafer (2011) afirma que um evento sonoro pode carregar uma simbologia e atuar de modo específico sobre o inconsciente humano. Assim, cremos que, no referido romance, os sons e a música estabelecem uma relação significativa com as personagens e com o ambiente que as cerca, operando como um leitmotiv no desenvolvimento da narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides Campos Gonçalves, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). Discente, em nível de Mestrado, do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (Área de concentração: Estudos Literários; Linha de pesquisa: Literatura, Cultura e Interdisciplinaridade.

Gérson Luís Werlang, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), Especialização (Pós-graduação Lato Sensu) em Educação Musical (Universidade de Passo Fundo - 1998) e Mestrado em Música - Guitar Performance - University of Miami (1999). Atuou como professor na Universidade de Passo Fundo, de 1995 a 2015, nas áreas da Música (Licenciatura e Bacharelado) e Letras, como docente do Programa de Pós-Graduação. Tem experiência na área de Artes e Letras, com ênfase em Música. É doutor em Letras - Estudos Literários - Universidade Federal de Santa Maria, na área de Literatura Comparada, com tese que compreende as áreas de Música e Letras. Mantém pesquisas nas áreas de criação da canção, composição e em interfaces entre a música erudita e popular, história do rock, contracultura, música e literatura e produção musical. Estuda as possibilidades educacionais da música popular, particularmente o rock, nas escolas. É Pós-Doutor em Letras-Literatura Comparada pela Universidade Federal de Santa Maria, com projeto que envolve as áreas de Música e Letras. Na área de Letras, pesquisa o dialogismo de Mikhail Bakhtin e as conexões polifônicas com a música. Atualmente é professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Santa Maria, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, assim como da Pós-Graduação/ Especialização em Música da mesma instituição.

Referências

BAL, Mieke. Narratologia: introdução à teoria da narrativa. Tradução de Elizamari Rodrigues Becker [et al.]. Florianópolis: Editora da UFSC, 2021. 304 p.

CARVALHAL, Tania Franco. Literatura comparada: a estratégia interdisciplinar, Revista brasileira de literatura comparada, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 9-21, 1991. Disponível em: <https://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/1/1>. Acesso em: 21 jun. 2022.

CARVALHAL, Tania Franco. O próprio e o alheio. Ensaios de literatura comparada. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003. 164 p.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. 34. ed. Tradução de Vera da Costa e Silva... [et al.]. Rio de Janeiro: José Olympio, 2020. 1096 p.

COUTINHO, Eduardo. Literatura comparada: reflexões sobre uma disciplina acadêmica, Revista brasileira de literatura comparada, Porto Alegre, v. 8, n. 8, p. 41-58, 2006. Disponível em: <https://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/113/114>. Acesso em: 21 jun. 2022.

DOURADO, Autran. Os sinos da agonia. 4. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. 336 p.

DOURADO, Autran. Uma poética de romance: matéria de carpintaria. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. 232 p.

GALTER, Vidal. Dicionário da música: instrumentos, teoria musical, danças, festas, ritmos, definições e conceitos gerais, folclore e ilustrações. Brasília: Vidal Galter, 2013. 324 p.

GENETTE, Gérard. Figuras III. Tradução de Ana Alencar. São Paulo: Estação Liberdade, 2017. 360 p.

GROVE. Dicionário Grove de música: edição concisa por Stanley Sadie. Tradução de Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

KIEFER, Bruno. História da música brasileira: dos primórdios ao início do séc. XX. Porto Alegre: Editora Movimento, 1976. 132 p. (Coleção Luís Cosmo, v. 9).

LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976. 161 p.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Literatura e música: modulações pós-coloniais. São Paulo: Perspectiva, 2002. 224 p.

SCHAFER, Raymond Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto de nosso ambiente: a paisagem sonora. 2. ed. Tradução de Marisa Trench Fonterrada. São Paulo: Editora Unesp, 2011. 382 p.

SOUZA, Eneida Maria de. (Org.). Autran Dourado. Belo Horizonte: Centro de Estudos Literários da UFMG, 1996. 114 p. (Coleção Encontro com Escritores Mineiros, v. 2).

STENDHAL. O vermelho e o negro: Crônica de 1830. Tradução de Raquel de Almeida Prado. São Paulo: Companhia das Letras/Penguin, 2018.

WERLANG, Gérson Luís. A música na obra de Erico Verissimo: polifonia, humanismo e crítica social. Passo Fundo: Méritos, 2011. 389 p.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Gonçalves, A. C. ., & Werlang, G. L. (2022). Um estudo sobre aspectos musicais e a paisagem sonora de Os sinos da agonia, de Autran Dourado. Signo, 47(89), 21-29. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/17240