Um estudo sobre aspectos musicais e a paisagem sonora de Os sinos da agonia, de Autran Dourado
Palabras clave:
paisagem sonora, música, literatura, Autran DouradoResumen
Este trabalho trata da influência que elementos musicais podem exercer na prosa literária. Analisamos o romance Os sinos da Agonia (1974), do escritor mineiro Autran Dourado, e buscamos demonstrar como o recurso a referências musicais e sonoras desempenha um papel importante na estruturação da narrativa, participando da ambientação e da caracterização de personagens. Para tanto, fundamentamo-nos na obra de Solange Ribeiro de Oliveira (2002), pesquisadora que se dedica ao estudo das relações entre música e literatura e apresenta o conceito de “metáfora musical”, caro à realização deste trabalho. Além disso, empregamos o conceito de “paisagem sonora”, cunhado por Raymond Murray Schafer (2011) e introduzido por Gérson Werlang (2011) no âmbito da teoria literária. Ao se referir ao nosso ambiente acústico, isto é, o conjunto de sons que integram o nosso cotidiano, Schafer (2011) afirma que um evento sonoro pode carregar uma simbologia e atuar de modo específico sobre o inconsciente humano. Assim, cremos que, no referido romance, os sons e a música estabelecem uma relação significativa com as personagens e com o ambiente que as cerca, operando como um leitmotiv no desenvolvimento da narrativa.
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