Relações entre as Habilidades de Consciência Fonológica, Fonêmica e Conhecimento de Letras, Associadas a um Programa de Instrução Fônica, Sobre o Desempenho em Leitura e Escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19178

Palavras-chave:

consciência fonológica, consciência fonêmica, conhecimento de letras, instrução fônica

Resumo

Este estudo investigou as relações entre a consciência fonológica, fonêmica e letras quando associadas à instrução fônica explícita, sobre o desempenho em leitura e escrita de crianças de 1º, 2º e 3º anos. Delineamento quase-experimental em três etapas, pré-teste, intervenção e pós-teste. Os participantes foram 48 alunos (Midade = 6,98a), aleatoriamente distribuídos nos grupos de intervenção e comparação. Foi aplicado um programa de intervenção com 22 sessões de intervenção de instrução fônica, consciência fonológica, fonêmica e conhecimento de letra-som. Os dados foram analisados com base na correlação de Spearman, regressões lineares múltiplas, testes Mann-Whitney e qui-quadrado de Pearson, controlando a variável grupo. Os resultados demonstraram correlação significativa entre a consciência fonológica, fonêmica, letras e as medidas de leitura e escrita. As regressões demonstraram forte e significativa variação explicada entre as variáveis consciência fonológica e fonêmica para as medidas de leitura e escrita, exceto o conhecimento de letras que atingiu efeito de teto e não demonstrou significância. Essas evidências têm implicações educacionais para a compreensão de quais habilidades incorporadas em um programa de instrução fônica contribuem significativamente para a alfabetização inicial das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange de Fátima Maluf, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela PUC-SP. Neuropsicopedagoga Clínica e Institucional pela Universidade Paulista (UNIP) e licenciada em Pedagogia pela FMU. Na área da educação tem realizado pesquisas sobre temas ligados alfabetização baseada em evidências da ciência cognitiva da leitura, instrução fônica explícita e sistemática e intervenções para prevenção e remediação de dificuldades em leitura e escrita. Autora e revisora de materiais didáticos com ênfase na aprendizagem da linguagem escrita. Participante do grupo de pesquisa Escolarização Inicial e Desenvolvimento Psicológico EIDEP, dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/9818841274787976, coordenado pela Profa. Dra. Maria Regina Maluf.

Referências

Boyer, N., & Ehri, L. C. (2011). Contribution of phonemic segmentation instruction with letters and articulation pictures to word reading and spelling in beginners. Scientific Studies of Reading, 15(5), 440–470. https://doi.org/10.1080/10888438.2010.520778

Cardoso-Martins, C., Resende, S.M., & Rodrigues, L.A. (2002). Letter name knowledge and the ability to learn to read by processing letter–phoneme relations in words: Evidence from Brazilian Portuguese-speaking children. Reading and Writing, 15, 409–432 (2002). https://doi.org/10.1023/A:1015213514722

Castles, A., & Coltheart, M. (2004). Is there a causal link from phonological awareness to success in learning to read? Cognition, 91, 77–111. https://doi:10.1016/S0010-0277(03)00164-1

Castles, A., Rastle, K., & Nation, K. (2018). Ending the reading wars: Reading acquisition from novice to expert. Psychological Science in the Public Interest, 19, 5–51. https://doi.org/10.1177/1529100618786959

Chambrè, S. J., Ehri, L.C., & Ness, M. (2020). Phonological decoding enhances orthographic facilitation of vocabulary learning in first graders. Reading and Writing, 33, 1133–1162. https://doi.org/10.1007/s11145-019-09997-w

Clayton, F. J., West, G., Sears, C., Hulme, C., & Lervåg, A. (2020). A longitudinal study of early reading development: Letter-sound knowledge, phoneme awareness and RAN, but not letter-sound integration, predict variations in reading development. Scientifc Studies of Reading, 24(2), 91–107. https://doi.org/10.1080/10888438.2019.1622546

Ehri, L. C. (2014). Orthographic mapping in the acquisition of sight word reading, spelling memory, and vocabulary learning. Scientifc Studies of Reading, 18(1), 5–21. https://doi.org/10.1080/10888438. 2013.819356

Ehri, L. C. (2020). The Science of Learning to Read Words: A Case for Systematic Phonics Instruction. Reading Research Quarterly, 55(S1), S45–S60. https://doi.org/10.1002/rrq.334

Ehri, L. C. (2023) Roads travelled researching how children learn to read words. Australian Journal of Learning Difficulties, 28:1, 55-71. https://doi: 10.1080/19404158.2023.2208164

Gonzalez-Frey, S. M., & Ehri, L. C. (2020). Connected phonation is more effective than segmented phonation for teaching beginning readers to decode unfamiliar words. Scientific Studies of Reading. Advance online publication. https://doi:10.1080/10888438.2020.1776290

Hulme, C., Bowyer‐Crane, C., Carroll, J.M., Duff, F.J., & Snowling, M.J. (2012). The Causal Role of Phoneme Awareness and Letter-Sound Knowledge in Learning to Read. Psychological Science, 23, 572 - 577. https://doi.org/10.1177/095679761143

McArthur, G., Sheehan, Y., Badcock, N.A., Francis, D. A., Wang, H. C., Kohnen, S., Banales, E., Anandakumar. T., Marinus, E., & Castles A. (2018). Phonics training for English‐speaking poor readers. Cochrane Database of Systematic Reviews 2018, Issue 11. Art. No.: CD009115. https://doi:10.1002/14651858.CD009115.pub3

McCandliss, B., Beck, I. L., Sandak, R., & Perfetti, C. (2003). Focusing attention on decoding for children with poor reading skills: Design and preliminary tests of the word building intervention. Scientific Studies of Reading, 7(1), 75–104. https://doi.org/10.1207/S1532799XSSR0701_05

Melby-Lervag, M., Lyster, S., & Hulme, C. (2012). Phonological skills and their role in learning to read: A meta-analytic review. Psychological Bulletin, 138, p. 322–352. https://doi:10.1037/a0026744

Mendes, G. G., & Barrera, S. D. (2017). Phonological Processing and Reading and Writing Skills in Literacy. Paidéia, 27(68), 298–305. https://doi:10.1590/1982-43272768201707

Michalick-Triginelli, M. F., & Cardoso-Martins, C. (2015). The Role of Phonological Awareness and Rapid Automatized Naming in the Prediction of Reading Difficulties in Portuguese. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(4), 823–828. https://doi:10.1590/1678-7153.201528421

National Reading Panel (2000). Teaching children to read: an evidence-based assessment of the scientific research literature on Reading and its implications for reading instruction. National Institute of Child Health and Human Development (NICHD). Washington, DC: US Government Printing Office.

Pfost, Maximilian; Blatter, Kristine; Artelt, Cordula; Stanat, Petra; Schneider, Wolfgang (2019). Effects of training phonological awareness on children's reading skills. Journal of Applied Developmental Psychology, 65, 101067–. https://doi:10.1016/j.appdev.2019.101067

Puliezi, S. (2010). A contribuição da consciência fonológica, memória de trabalho e velocidade de nomeação na habilidade inicial de leitura. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Rakhlin, N. V.; Mourgues, C.; Cardoso-Martins, C.; Kornev, A. N.; Grigorenko, E. L. (2019). Orthographic processing is a key predictor of reading fluency in good and poor readers in a transparent orthography. Contemporary Educational Psychology, (56), S0361476X18302856–. https://doi:10.1016/j.cedpsych.2018.12.002

Rego, L. L. B. (1995). Diferenças individuais na aprendizagem inicial da leitura: Papel desempenhado por fatores metalinguísticos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 11(1), 51-60.

Sargiani, R. de A. (2013). Amplitude visuoatencional, consciência fonêmica e desempenho em leitura: um estudo transversal com alunos do ensino fundamental. 172 fls. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Sargiani, R. de A., Maluf, M. R., & Bosse, M.L. (2015). O Papel da Amplitude Visuoatencional e da Consciência Fonêmica na Aprendizagem da Leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(3), 593–602. https://doi:10.1590/1678-7153.201528318

Seabra, A. G., & Capovilla, F. C. (2012). Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral. In: A. Seabra & N. Dias (Orgs.), Avaliação Neuropsicológica Cognitiva: Linguagem oral (pp. 117-122). Memnon.

Seabra, A. G., & Capovilla, F. C. (2013). Prova de Escrita sob Ditado (PEDvr). In: A. Seabra; N. Dias & F. Capovilla (Orgs.), Avaliação neuropsicológica cognitiva: leitura, escrita e aritmética. Memnon.

Shapiro, L. R., & Solity, J. (2008). Delivering phonological and phonics training within whole-class teaching. British Journal of Educational Psychology, 78(4), 597–620. https://doi:10.1348/000709908x293850

Shapiro, L.R., & Solity, J. (2016). Differing effects of two synthetic phonics programmes on early reading development. The British journal of educational psychology, 86(2), 182-203. https://doi.org/10.1111/bjep.12097

Suggate S. P. (2016). A Meta-Analysis of the Long-Term Effects of Phonemic Awareness, Phonics, Fluency, and Reading Comprehension Interventions. Journal of learning disabilities, 49(1), 77–96. https://doi.org/10.1177/0022219414528540

Vilhena, A. D., Sucena, A., Castro, S. L., & Pinheiro, Â. M. V. (2016). Reading Test-Sentence Comprehension: An Adapted Version of Lobrot’s Lecture 3 Test for Brazilian Portuguese. Dyslexia, 22(1), 47–63. https://doi:10.1002/dys.1521

Volkmer, S., Galuschka, K., & Schulte-Körne, G. (2019). Early identification and intervention for children with initial signs of reading deficits: A blinded randomized controlled trial. Learning and Instruction, 59, 1-12. https://doi:10.1016/j.learninstruc.2018.09.002

Webber, C., Patel, H., Cunningham, A., Fox, A., Vousden, J., Castles, A., & Shapiro, L. (2023). An experimental comparison of additional training in phoneme awareness, letter-sound knowledge and decoding for struggling beginner readers. The British journal of educational psychology, e12641. https://doi.org/10.1111/bjep.12641

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Maluf, S. de F. ., & Maluf, M. R. . . (2024). Relações entre as Habilidades de Consciência Fonológica, Fonêmica e Conhecimento de Letras, Associadas a um Programa de Instrução Fônica, Sobre o Desempenho em Leitura e Escrita. Signo, 49(96), 177-194. https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19178

Edição

Seção

v. 49, n. 96, 2024 - Práticas de leitura compartilhada de livros na infância e