Relações entre as Habilidades de Consciência Fonológica, Fonêmica e Conhecimento de Letras, Associadas a um Programa de Instrução Fônica, Sobre o Desempenho em Leitura e Escrita
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19178Palavras-chave:
consciência fonológica, consciência fonêmica, conhecimento de letras, instrução fônicaResumo
Este estudo investigou as relações entre a consciência fonológica, fonêmica e letras quando associadas à instrução fônica explícita, sobre o desempenho em leitura e escrita de crianças de 1º, 2º e 3º anos. Delineamento quase-experimental em três etapas, pré-teste, intervenção e pós-teste. Os participantes foram 48 alunos (Midade = 6,98a), aleatoriamente distribuídos nos grupos de intervenção e comparação. Foi aplicado um programa de intervenção com 22 sessões de intervenção de instrução fônica, consciência fonológica, fonêmica e conhecimento de letra-som. Os dados foram analisados com base na correlação de Spearman, regressões lineares múltiplas, testes Mann-Whitney e qui-quadrado de Pearson, controlando a variável grupo. Os resultados demonstraram correlação significativa entre a consciência fonológica, fonêmica, letras e as medidas de leitura e escrita. As regressões demonstraram forte e significativa variação explicada entre as variáveis consciência fonológica e fonêmica para as medidas de leitura e escrita, exceto o conhecimento de letras que atingiu efeito de teto e não demonstrou significância. Essas evidências têm implicações educacionais para a compreensão de quais habilidades incorporadas em um programa de instrução fônica contribuem significativamente para a alfabetização inicial das crianças.
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