Relações entre as Habilidades de Consciência Fonológica, Fonêmica e Conhecimento de Letras, Associadas a um Programa de Instrução Fônica, Sobre o Desempenho em Leitura e Escrita

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19178

Palabras clave:

consciência fonológica, consciência fonêmica, conhecimento de letras, instrução fônica

Resumen

Este estudo investigou as relações entre a consciência fonológica, fonêmica e letras quando associadas à instrução fônica explícita, sobre o desempenho em leitura e escrita de crianças de 1º, 2º e 3º anos. Delineamento quase-experimental em três etapas, pré-teste, intervenção e pós-teste. Os participantes foram 48 alunos (Midade = 6,98a), aleatoriamente distribuídos nos grupos de intervenção e comparação. Foi aplicado um programa de intervenção com 22 sessões de intervenção de instrução fônica, consciência fonológica, fonêmica e conhecimento de letra-som. Os dados foram analisados com base na correlação de Spearman, regressões lineares múltiplas, testes Mann-Whitney e qui-quadrado de Pearson, controlando a variável grupo. Os resultados demonstraram correlação significativa entre a consciência fonológica, fonêmica, letras e as medidas de leitura e escrita. As regressões demonstraram forte e significativa variação explicada entre as variáveis consciência fonológica e fonêmica para as medidas de leitura e escrita, exceto o conhecimento de letras que atingiu efeito de teto e não demonstrou significância. Essas evidências têm implicações educacionais para a compreensão de quais habilidades incorporadas em um programa de instrução fônica contribuem significativamente para a alfabetização inicial das crianças.

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Biografía del autor/a

Solange de Fátima Andreassa Di Agustini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Doctora en Psicología de la Educación por la PUC-SP. Maestría en Educación por la PUC-SP. Es Neuropsicopedagoga Clínica e Institucional por la Universidad Paulista (UNIP) y licenciada en Pedagogía por la FMU. En el campo de la educación, ha realizado investigaciones sobre temas relacionados con la alfabetización basada en la evidencia de la ciencia cognitiva de la lectura, la instrucción fónica explícita y sistemática y las intervenciones para la prevención y remediación de las dificultades de lectura y escritura. Es autora y revisora de materiales didácticos con énfasis en el aprendizaje del lenguaje escrito. Participante del grupo de investigación Escolarización Inicial y Desarrollo Psicológico EIDEP, dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/9818841274787976, coordinado por la profesora Maria Regina Maluf.

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Publicado

2024-09-30

Cómo citar

Di Agustini, S. de F. A., & Maluf, M. R. . . (2024). Relações entre as Habilidades de Consciência Fonológica, Fonêmica e Conhecimento de Letras, Associadas a um Programa de Instrução Fônica, Sobre o Desempenho em Leitura e Escrita. Signo, 49(96), 177-194. https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19178

Número

Sección

v. 49, n. 96, 2024 - Práticas de leitura compartilhada de livros na infância e