Relações entre as Habilidades de Consciência Fonológica, Fonêmica e Conhecimento de Letras, Associadas a um Programa de Instrução Fônica, Sobre o Desempenho em Leitura e Escrita

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19178

Mots-clés :

consciência fonológica, consciência fonêmica, conhecimento de letras, instrução fônica

Résumé

Este estudo investigou as relações entre a consciência fonológica, fonêmica e letras quando associadas à instrução fônica explícita, sobre o desempenho em leitura e escrita de crianças de 1º, 2º e 3º anos. Delineamento quase-experimental em três etapas, pré-teste, intervenção e pós-teste. Os participantes foram 48 alunos (Midade = 6,98a), aleatoriamente distribuídos nos grupos de intervenção e comparação. Foi aplicado um programa de intervenção com 22 sessões de intervenção de instrução fônica, consciência fonológica, fonêmica e conhecimento de letra-som. Os dados foram analisados com base na correlação de Spearman, regressões lineares múltiplas, testes Mann-Whitney e qui-quadrado de Pearson, controlando a variável grupo. Os resultados demonstraram correlação significativa entre a consciência fonológica, fonêmica, letras e as medidas de leitura e escrita. As regressões demonstraram forte e significativa variação explicada entre as variáveis consciência fonológica e fonêmica para as medidas de leitura e escrita, exceto o conhecimento de letras que atingiu efeito de teto e não demonstrou significância. Essas evidências têm implicações educacionais para a compreensão de quais habilidades incorporadas em um programa de instrução fônica contribuem significativamente para a alfabetização inicial das crianças.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Solange de Fátima Maluf, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Doctorat en psychologie de l'éducation de la PUC-SP. Maîtrise en éducation de la PUC-SP. Elle est neuropsychopédagogue clinique et institutionnelle de l'Universidade Paulista (UNIP) et titulaire d'un diplôme en pédagogie de la FMU. Dans le domaine de l'éducation, elle a mené des recherches sur des sujets liés à l'alphabétisation en s'appuyant sur les données de la science cognitive de la lecture, sur l'enseignement phonique explicite et systématique et sur les interventions pour la prévention et la remédiation des difficultés de lecture et d'écriture. Elle a rédigé et révisé du matériel pédagogique axé sur l'apprentissage de la langue écrite. Elle participe au groupe de recherche Initial Schooling and Psychological Development EIDEP, dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/9818841274787976, coordonné par le professeur Maria Regina Maluf.

Références

Boyer, N., & Ehri, L. C. (2011). Contribution of phonemic segmentation instruction with letters and articulation pictures to word reading and spelling in beginners. Scientific Studies of Reading, 15(5), 440–470. https://doi.org/10.1080/10888438.2010.520778

Cardoso-Martins, C., Resende, S.M., & Rodrigues, L.A. (2002). Letter name knowledge and the ability to learn to read by processing letter–phoneme relations in words: Evidence from Brazilian Portuguese-speaking children. Reading and Writing, 15, 409–432 (2002). https://doi.org/10.1023/A:1015213514722

Castles, A., & Coltheart, M. (2004). Is there a causal link from phonological awareness to success in learning to read? Cognition, 91, 77–111. https://doi:10.1016/S0010-0277(03)00164-1

Castles, A., Rastle, K., & Nation, K. (2018). Ending the reading wars: Reading acquisition from novice to expert. Psychological Science in the Public Interest, 19, 5–51. https://doi.org/10.1177/1529100618786959

Chambrè, S. J., Ehri, L.C., & Ness, M. (2020). Phonological decoding enhances orthographic facilitation of vocabulary learning in first graders. Reading and Writing, 33, 1133–1162. https://doi.org/10.1007/s11145-019-09997-w

Clayton, F. J., West, G., Sears, C., Hulme, C., & Lervåg, A. (2020). A longitudinal study of early reading development: Letter-sound knowledge, phoneme awareness and RAN, but not letter-sound integration, predict variations in reading development. Scientifc Studies of Reading, 24(2), 91–107. https://doi.org/10.1080/10888438.2019.1622546

Ehri, L. C. (2014). Orthographic mapping in the acquisition of sight word reading, spelling memory, and vocabulary learning. Scientifc Studies of Reading, 18(1), 5–21. https://doi.org/10.1080/10888438. 2013.819356

Ehri, L. C. (2020). The Science of Learning to Read Words: A Case for Systematic Phonics Instruction. Reading Research Quarterly, 55(S1), S45–S60. https://doi.org/10.1002/rrq.334

Ehri, L. C. (2023) Roads travelled researching how children learn to read words. Australian Journal of Learning Difficulties, 28:1, 55-71. https://doi: 10.1080/19404158.2023.2208164

Gonzalez-Frey, S. M., & Ehri, L. C. (2020). Connected phonation is more effective than segmented phonation for teaching beginning readers to decode unfamiliar words. Scientific Studies of Reading. Advance online publication. https://doi:10.1080/10888438.2020.1776290

Hulme, C., Bowyer‐Crane, C., Carroll, J.M., Duff, F.J., & Snowling, M.J. (2012). The Causal Role of Phoneme Awareness and Letter-Sound Knowledge in Learning to Read. Psychological Science, 23, 572 - 577. https://doi.org/10.1177/095679761143

McArthur, G., Sheehan, Y., Badcock, N.A., Francis, D. A., Wang, H. C., Kohnen, S., Banales, E., Anandakumar. T., Marinus, E., & Castles A. (2018). Phonics training for English‐speaking poor readers. Cochrane Database of Systematic Reviews 2018, Issue 11. Art. No.: CD009115. https://doi:10.1002/14651858.CD009115.pub3

McCandliss, B., Beck, I. L., Sandak, R., & Perfetti, C. (2003). Focusing attention on decoding for children with poor reading skills: Design and preliminary tests of the word building intervention. Scientific Studies of Reading, 7(1), 75–104. https://doi.org/10.1207/S1532799XSSR0701_05

Melby-Lervag, M., Lyster, S., & Hulme, C. (2012). Phonological skills and their role in learning to read: A meta-analytic review. Psychological Bulletin, 138, p. 322–352. https://doi:10.1037/a0026744

Mendes, G. G., & Barrera, S. D. (2017). Phonological Processing and Reading and Writing Skills in Literacy. Paidéia, 27(68), 298–305. https://doi:10.1590/1982-43272768201707

Michalick-Triginelli, M. F., & Cardoso-Martins, C. (2015). The Role of Phonological Awareness and Rapid Automatized Naming in the Prediction of Reading Difficulties in Portuguese. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(4), 823–828. https://doi:10.1590/1678-7153.201528421

National Reading Panel (2000). Teaching children to read: an evidence-based assessment of the scientific research literature on Reading and its implications for reading instruction. National Institute of Child Health and Human Development (NICHD). Washington, DC: US Government Printing Office.

Pfost, Maximilian; Blatter, Kristine; Artelt, Cordula; Stanat, Petra; Schneider, Wolfgang (2019). Effects of training phonological awareness on children's reading skills. Journal of Applied Developmental Psychology, 65, 101067–. https://doi:10.1016/j.appdev.2019.101067

Puliezi, S. (2010). A contribuição da consciência fonológica, memória de trabalho e velocidade de nomeação na habilidade inicial de leitura. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Rakhlin, N. V.; Mourgues, C.; Cardoso-Martins, C.; Kornev, A. N.; Grigorenko, E. L. (2019). Orthographic processing is a key predictor of reading fluency in good and poor readers in a transparent orthography. Contemporary Educational Psychology, (56), S0361476X18302856–. https://doi:10.1016/j.cedpsych.2018.12.002

Rego, L. L. B. (1995). Diferenças individuais na aprendizagem inicial da leitura: Papel desempenhado por fatores metalinguísticos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 11(1), 51-60.

Sargiani, R. de A. (2013). Amplitude visuoatencional, consciência fonêmica e desempenho em leitura: um estudo transversal com alunos do ensino fundamental. 172 fls. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Sargiani, R. de A., Maluf, M. R., & Bosse, M.L. (2015). O Papel da Amplitude Visuoatencional e da Consciência Fonêmica na Aprendizagem da Leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(3), 593–602. https://doi:10.1590/1678-7153.201528318

Seabra, A. G., & Capovilla, F. C. (2012). Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral. In: A. Seabra & N. Dias (Orgs.), Avaliação Neuropsicológica Cognitiva: Linguagem oral (pp. 117-122). Memnon.

Seabra, A. G., & Capovilla, F. C. (2013). Prova de Escrita sob Ditado (PEDvr). In: A. Seabra; N. Dias & F. Capovilla (Orgs.), Avaliação neuropsicológica cognitiva: leitura, escrita e aritmética. Memnon.

Shapiro, L. R., & Solity, J. (2008). Delivering phonological and phonics training within whole-class teaching. British Journal of Educational Psychology, 78(4), 597–620. https://doi:10.1348/000709908x293850

Shapiro, L.R., & Solity, J. (2016). Differing effects of two synthetic phonics programmes on early reading development. The British journal of educational psychology, 86(2), 182-203. https://doi.org/10.1111/bjep.12097

Suggate S. P. (2016). A Meta-Analysis of the Long-Term Effects of Phonemic Awareness, Phonics, Fluency, and Reading Comprehension Interventions. Journal of learning disabilities, 49(1), 77–96. https://doi.org/10.1177/0022219414528540

Vilhena, A. D., Sucena, A., Castro, S. L., & Pinheiro, Â. M. V. (2016). Reading Test-Sentence Comprehension: An Adapted Version of Lobrot’s Lecture 3 Test for Brazilian Portuguese. Dyslexia, 22(1), 47–63. https://doi:10.1002/dys.1521

Volkmer, S., Galuschka, K., & Schulte-Körne, G. (2019). Early identification and intervention for children with initial signs of reading deficits: A blinded randomized controlled trial. Learning and Instruction, 59, 1-12. https://doi:10.1016/j.learninstruc.2018.09.002

Webber, C., Patel, H., Cunningham, A., Fox, A., Vousden, J., Castles, A., & Shapiro, L. (2023). An experimental comparison of additional training in phoneme awareness, letter-sound knowledge and decoding for struggling beginner readers. The British journal of educational psychology, e12641. https://doi.org/10.1111/bjep.12641

Publié-e

2024-09-30

Comment citer

Maluf, S. de F. ., & Maluf, M. R. . . (2024). Relações entre as Habilidades de Consciência Fonológica, Fonêmica e Conhecimento de Letras, Associadas a um Programa de Instrução Fônica, Sobre o Desempenho em Leitura e Escrita. Signo, 49(96), 177-194. https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19178

Numéro

Rubrique

v. 49, n. 96, 2024 - Práticas de leitura compartilhada de livros na infância e