Percepção sobre a prática de leitura compartilhada: projeto pedagógico “Aprimorando a fluência leitora”
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19381Palavras-chave:
Percepção, Prática, Fluência leitoraResumo
Partimos da percepção dos professores, acerca dos resultados obtidos através de um projeto pedagógico voltado para o desenvolvimento e aprimoramento da fluência leitora, conduzido pela professora da sala de recursos em uma escola pública da rede municipal de Porto Feliz, situada no interior de São Paulo. O projeto teve como foco os alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I que apresentavam dificuldades na leitura. A metodologia adotada baseou-se nos estudos do modelo psicolinguístico chamado Dupla-Via, bem como respaldado em referências do campo de estudo. A partir da mensuração, foi constatado um progresso significativo na velocidade de leitura e na capacidade de decodificação de palavras, pseudopalavras e textos. Já os professores, observaram mudanças nas atitudes dos alunos, como mais confiança ao ler em voz alta. A percepção geral sobre a prática dessas atividades individuais cumpriu seu objetivo ao constatar a significativa contribuição da sala de recursos dentro do ambiente escolar para o processo de aprendizagem.
Downloads
Referências
ANDRADE, Joana F. A Importância do reconto de histórias no desenvolvimento cognitivo de crianças dos 3 anos. Dissertação de Mestrado, Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2017. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/6307/1/DM_Joana%20Fraga
%20Andrade.pdf. Acesso em: 19 de março de 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 02 de abril de 2024.
CAPELLINI, Simone A. Protocolo de avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas: livro do profissional e do professor – 1. Ed. Rev. Atual. – Marília: Fundepe, 2012.
COSSON, Rildo. Leitura compartilhada: uma prática de letramento literário. Interdisciplinar, São Cristóvão, UFS, v. 33, jan-jun, p. 13-29, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14174/10798. Acesso em: 14 set. 2024.
KIM, Dongil; AN, Yeji; SHIN, Hye Yun G.; Lee, Jaeho; Park, Soyoung. A meta-analysis of singlesubject reading intervention studies for struggling readers: using Improvement Rate Difference (IRD). Heliyon, Vol, 6 (11), pp. 1-8, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2020.e05024. Acesso em: 17 de março de 2014.
LENT, Robert. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais da neurociência. São Paulo: Atheneu, 2001.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MATOS, Daniel A. S.; JARDILINO, José Rubens L. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Revista Educação & Formação. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), v. 1, n. 3, p. 20-31, set./dez. 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/111/94. Acesso em: 23 de março de 2024.
MINAYO, Maria Cecília S.; SANCHES, Odécio. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul./sep.1993. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/Bgpmz7T7cNv8K9Hg4J9fJDb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 de agosto de 2024.
SILVA, Cátia Sofia Ferreira da Silva. Promoção da fluência de leitura no 3ºano de
escolaridade: avaliação dos resultados de um programa. Dissertação de mestrado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 2021.
TORGESEN, Joseph K; WAGNER, Richard K; RASHOTTE, Carol A. BURGESS, Stephen. (1997). Contributions of Phonological Awareness and Rapid Automatic Naming Ability to the Growth of Word-Reading Skills in Second-to Fifth-Grade Children. Scientific Studies of Reading, Vol, 1, pp. 161-185. DOI.10.1207/s1532799xssr0102_4. Acesso em: 20 de março de 2024.
VALLE. Luciana de Luca D. Metodologia da alfabetização. 2. ed. rev., atual. e ampl. Curitiba: Ibpex, 2011.
WANZEK, Jeanne; VAUGHN, Sharon; SCAMMACCA, Nancy; GATLIN, Brandy; WALKER, Melodee A.; CAPIN, Philip (2016). Meta-analyses of the effects of Tier 2 type reading interventions in grades K-3.
Educational Psychology Review, Vol, 28(3), pp. 551-576. DOI.10.1007/s10648-
-9321-7. Acesso em: 20 de março de 2024.
ZIMMERMANN, Leah; REED, Deborah K.; ALOE, Ariel M. (2019). A meta-analysis of non-repetitive reading fluency interventions for students with reading difficulties. Remedial and Special Education, Vol, 42(2), pp. 78-93. DOI.10.1177/0741932519855058. Acesso em: 20 de março de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.