Percepção sobre a prática de leitura compartilhada: projeto pedagógico “Aprimorando a fluência leitora”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19381

Palavras-chave:

Percepção, Prática, Fluência leitora

Resumo

Partimos da percepção dos professores, acerca dos resultados obtidos através de um projeto pedagógico voltado para o desenvolvimento e aprimoramento da fluência leitora, conduzido pela professora da sala de recursos em uma escola pública da rede municipal de Porto Feliz, situada no interior de São Paulo. O projeto teve como foco os alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I que apresentavam dificuldades na leitura. A metodologia adotada baseou-se nos estudos do modelo psicolinguístico chamado Dupla-Via, bem como respaldado em referências do campo de estudo. A partir da mensuração, foi constatado um progresso significativo na velocidade de leitura e na capacidade de decodificação de palavras, pseudopalavras e textos. Já os professores, observaram mudanças nas atitudes dos alunos, como mais confiança ao ler em voz alta. A percepção geral sobre a prática dessas atividades individuais cumpriu seu objetivo ao constatar a significativa contribuição da sala de recursos dentro do ambiente escolar para o processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Sheila Garbulha Tunuchi de Campos, UFSCAR

Doutoranda em Educação e Mestra pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Psicopedagoga Clínica/Institucional e Neuropsicopedagogia Clínica, Saúde Mental e Educação Especial. Graduada em Pedagogia. Funcionária pública municipal na rede educacional de Porto Feliz atuando como professora na sala de recursos. Fundadora e voluntária na Associação Centro de Atendimento Neuropsicopedagógico Experiência no campo de pesquisa de fluência leitora de estudantes da educação básica na empresa Motrix Plataforma de Aprendizagem. Experiência em atendimentos clínicos neuropsicopedagógicos. Atuação em entidades não governamentais com foco na criança e adolescência no município de Sorocaba. Suporte logístico em sistemas educacionais para implementação de projetos políticos pedagógicos visando efetividade em cidadania plena em projetos com parcerias dos segmentos comunitários. Organização e controle da logística técnica administrativa envolvendo elaboração e implantação do acervo documental e tramitação legal e institucional pertinente aos casos sob responsabilidade da instituição. Fortalecimento contínuo dos contatos com redes socioassistenciais regionais, para efetivação e articulação das parcerias de ações filantrópicas, tais como arrecadações que viabilizem bons resultados dos projetos socioeducativos. Experiência em coordenação em cursos do ensino superior na modalidade Ead e docente do ensino superior.

Rosa Pinheiro, Universidade Federal de São Carlos

Professora da UFSCar, campus Sorocaba, no curso de graduação em Pedagogia e na Pós-graduação em Educação. Integrante do GT 18 EJA - ANPED. Coordenadora Acadêmica do Programa Residência Pedagógica. Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Estágio Doutoral na Universidad de Barcelona, ​​e Pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atuação no campo de pesquisa, ensino e extensão em Formação de Professores, Currículo e Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

Garbulha Tunuchi de Campos, S., & Aparecida Pinheiro, R. . (2024). Percepção sobre a prática de leitura compartilhada: projeto pedagógico “Aprimorando a fluência leitora”. Signo, 49(96), 51-62. https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19381

Edição

Seção

v. 49, n. 96, 2024 - Práticas de leitura compartilhada de livros na infância e