Percepção sobre a prática de leitura compartilhada: projeto pedagógico “Aprimorando a fluência leitora”

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19381

Mots-clés :

Percepção, Prática, Fluência leitora

Résumé

Partimos da percepção dos professores, acerca dos resultados obtidos através de um projeto pedagógico voltado para o desenvolvimento e aprimoramento da fluência leitora, conduzido pela professora da sala de recursos em uma escola pública da rede municipal de Porto Feliz, situada no interior de São Paulo. O projeto teve como foco os alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I que apresentavam dificuldades na leitura. A metodologia adotada baseou-se nos estudos do modelo psicolinguístico chamado Dupla-Via, bem como respaldado em referências do campo de estudo. A partir da mensuração, foi constatado um progresso significativo na velocidade de leitura e na capacidade de decodificação de palavras, pseudopalavras e textos. Já os professores, observaram mudanças nas atitudes dos alunos, como mais confiança ao ler em voz alta. A percepção geral sobre a prática dessas atividades individuais cumpriu seu objetivo ao constatar a significativa contribuição da sala de recursos dentro do ambiente escolar para o processo de aprendizagem.

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Sheila Garbulha Tunuchi de Campos, UFSCAR

Doctoranda en Educación y Magíster por la Universidad Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista en Psicopedagogía Clínica/Institucional y Neuropsicopedagogía Clínica, Salud Mental y Educación Especial. Graduada en Pedagogía. Funcionaria pública municipal en la red educativa de Porto Feliz, trabajando como profesora en el aula de recursos. Fundadora y voluntaria en la Asociación Centro de Atención Neuropsicopedagógica. Experiencia en el campo de investigación de la fluidez lectora de estudiantes de educación básica en la empresa Motrix Plataforma de Aprendizaje. Experiencia en atención clínica neuropsicopedagógica. Participación en entidades no gubernamentales con enfoque en la infancia y adolescencia en el municipio de Sorocaba. Apoyo logístico en sistemas educativos para la implementación de proyectos político-pedagógicos con el objetivo de lograr efectividad en la ciudadanía plena en proyectos con asociaciones de segmentos comunitarios. Organización y control logístico técnico administrativo, incluyendo la elaboración e implementación de archivos documentales y procesos legales e institucionales pertinentes a los casos bajo la responsabilidad de la institución. Fortalecimiento continuo de los contactos con redes socioasistenciales regionales, para la realización y articulación de asociaciones de acciones filantrópicas, como recaudaciones que permitan buenos resultados en los proyectos socioeducativos. Experiencia en coordinación de cursos de educación superior en modalidad a distancia y docente de educación superior.

Rosa Aparecida Pinheiro, Universidade Federal de São Carlos

Professora da UFSCar, campus Sorocaba, no curso de graduação em Pedagogia e na Pós-graduação em Educação. Integrante do GT 18 EJA - ANPED. Coordenadora Acadêmica do Programa Residência Pedagógica. Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Estágio Doutoral na Universidad de Barcelona, ​​e Pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atuação no campo de pesquisa, ensino e extensão em Formação de Professores, Currículo e Educação de Jovens e Adultos.

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Publié-e

2024-09-30

Comment citer

Garbulha Tunuchi de Campos, S., & Aparecida Pinheiro, R. . (2024). Percepção sobre a prática de leitura compartilhada: projeto pedagógico “Aprimorando a fluência leitora”. Signo, 49(96), 51-62. https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19381

Numéro

Rubrique

v. 49, n. 96, 2024 - Práticas de leitura compartilhada de livros na infância e