Possibilidades da leitura literária: entre resistência e a sedução
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2839Resumo
Tem-se observado a ausência de uma abordagem sistemática à literatura ao longo do Ensino Fundamental. Este fato revela, de um lado, a resistência do espaço escolar à natureza lúdica do texto e, de outro, a dificuldade dos docentes em perceber a leitura literária como um processo significativo para o leitor, tanto subjetiva quanto cognitivamente. A presente comunicação apresenta uma unidade de aprendizagem desenvolvida junto a estudantes de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. Tal proposta objetivou promover a construção de habilidades para a leitura e a interação com o objeto literário. Para tanto, foi considerada a perspectiva da Estética da Recepção, através do método recepcional. Privilegiaram-se textos de orientação popular, buscando-se a progressão do folclore nacional para o universal e a discussão das ideias de “sedução/liberdade”, veiculadas pelos elementos simbólicos recorrentes nas narrativas selecionadas. Conforme orientação de Bordini e Aguiar (1988), o método recepcional foi proposto tendo em vista a transformação do horizonte do leitor. Para tanto, foram consideradas cinco etapas no desenvolvimento da unidade de aprendizagem, as quais nortearam a seleção, a mediação e o encontro com os textos literários: determinação, atendimento, rompimento, questionamento e ampliação do horizonte de expectativas. O diálogo com os textos e entre os mesmos foi estabelecido, sobretudo, a partir de discussões orais, que conduziram a aproximações e a rupturas com relação ao universo de expectativas dos leitores.Downloads
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