Possibilidades da leitura literária: entre resistência e a sedução
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2839Résumé
Tem-se observado a ausência de uma abordagem sistemática à literatura ao longo do Ensino Fundamental. Este fato revela, de um lado, a resistência do espaço escolar à natureza lúdica do texto e, de outro, a dificuldade dos docentes em perceber a leitura literária como um processo significativo para o leitor, tanto subjetiva quanto cognitivamente. A presente comunicação apresenta uma unidade de aprendizagem desenvolvida junto a estudantes de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. Tal proposta objetivou promover a construção de habilidades para a leitura e a interação com o objeto literário. Para tanto, foi considerada a perspectiva da Estética da Recepção, através do método recepcional. Privilegiaram-se textos de orientação popular, buscando-se a progressão do folclore nacional para o universal e a discussão das ideias de “sedução/liberdade”, veiculadas pelos elementos simbólicos recorrentes nas narrativas selecionadas. Conforme orientação de Bordini e Aguiar (1988), o método recepcional foi proposto tendo em vista a transformação do horizonte do leitor. Para tanto, foram consideradas cinco etapas no desenvolvimento da unidade de aprendizagem, as quais nortearam a seleção, a mediação e o encontro com os textos literários: determinação, atendimento, rompimento, questionamento e ampliação do horizonte de expectativas. O diálogo com os textos e entre os mesmos foi estabelecido, sobretudo, a partir de discussões orais, que conduziram a aproximações e a rupturas com relação ao universo de expectativas dos leitores.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.